A Diocese de Porto Nacional – TO, realizou nesse sábado (04), no Santuário do Senhor do Bonfim, em Natividade – TO, o Treinamento da Campanha da Fraternidade 2023 com tema: Fraternidade e Fome. E o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).
O encontro teve início com uma oração presidida pelo Pe. Douglas Aires, onde os fiéis entregaram luz, a bíblia, o banner da Campanha da Fraternidade e a cartinha sobre o tráfico de pessoas. O encontro foi conduzido pelo assessor Antônio Evangelista (Toninho), de Campinas – SP. Inicialmente o assessor fez uma introdução ao tema, depois uma análise sistemática sobre a fome e indicou alguns pontos: “A fome faz parte de um processo natural, ela é um flagelo da humanidade, devemos enfrenta-la com muita firmeza e iniciativa”.
Na parte da manhã foi trabalho expositivo com a participação da assembleia. Já no período tarde tiveram os trabalhos divididos por Forania, onde aconteceram as partilhas, que foram apresentadas na plenária, esse momento foi presidido pelo Pe. Eldinei Carneiro e com as considerações finais do assessor. A formação finalizou com a missa presidida pelo Bispo Dom José Moreira da Silva, que na homilia enfatizou: “Estou muito feliz com essa primeira assembleia, eu louvo a Deus por tudo que estou vivendo no dia de hoje, vamos caminhar juntos para a construção do Reino de Deus”.
Ao final do encontro, o Reitor do Santuário do Senhor do Bonfim Pe. Leomar Souza, falou com a nossa equipe: “Motivo de muita alegria receber o nosso santuário essa assembleia diocesana, esse lugar é da Diocese, que todos voltem para casa revigorados da graça de Deus”. O Pe. Eldinei Carneiro destacou: “Dom José Moreira, que bom que o senhor está começando o ministério episcopal aos pés do Senhor do Bonfim, aqui é uma fonte de bênção, graça e esperança”.
Finalizando o encontro, o bispo fez um agradecimento a todos, especialmente ao Reitor Pe. Leomar e ao assessor Antônio Evangelista (Toninho). A Assembleia contou com grande número de padres, diáconos, religiosas e leigos de todas as foranias. A campanha da fraternidade é uma posposta da CNBB, que é realizada na quaresma como uma maneira de viver esse tempo com um olhar voltado para a ressurreição de Jesus Cristo. O encontro teve a cobertura do Pascom da Catedral, do Santuário e Portal Porto Mídia.
Texto: Padre Eldinei Carneiro