Na manhã dessa sexta-feira (21), às 08h, foi divulgado oficialmente o convite à ordenação diaconal de três seminaristas concluintes do curso de Teologia de nossa diocese. A celebração eucarística ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 10h30min, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional-TO. Brevemente apresentamos um pouco do histórico vocacional de cada um dos candidatos ao diaconato transitório:
SEM. DIOGO ALVES: 29 anos, natural da cidade de Alvorada- T0, Paróquia São Francisco de Assis. É Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná. Cursou Filosofia Centro de Estudos Superiores Mater Dei no Seminário Divino Espírito Santo em Palmas-TO. Cursa o penúltimo ano da teologia na UNINTER, no Seminário São José em Porto Nacional-TO.
SEM. ISACK OLIVEIRA: 29 anos, natural da cidade de Aurora-CE, com a família residente há 27 anos na cidade de Gurupi-TO. É Bacharel em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Concluído seus estudos em 2016, ingressa no mesmo ano no Seminário Propedêutico de Palmas-TO. Cursou Filosofia no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapecerica da Serra-SP, onde atualmente conclui o penúltimo ano da Teologia. O futuro diácono concluirá seu último ano de teologia em 2023, retornando aos estudos no Seminário Maria Mater Ecclesiae.
SEM. SAMUELL OLIVEIRA: 30 anos, natural de Goiânia-GO e de vivência – desde a infância – em Arraias-TO. Ingressou no Seminário menor São João Paulo II da Arquidiocese de Palmas-TO em 2009, depois realizou o propedêutico e parte da filosofia nos seminários Dom Tadeu Prost e São Pio X na Arquidiocese de Belém-PA. Em 2013 pediu um tempo e deixou o seminário filosófico da Arquidiocese de Belém. No período que esteve fora estudou medicina por 4 anos e também formou-se piloto de aviões. Impelido pelo chamado que insistia em seu coração, ouviu a voz de Deus e entrou na congregação dos missionários Carlistas – Scalabrinianos em 2018. Com os Scalabrinianos esteve no seminário São Joaquim, em Jundiaí-SP e na missão Paz em São Paulo, capital. Em 2019, no seminário filosófico Scalabriniano, em Curitiba, após um profundo discernimento vocacional, pediu para se desligar da congregação e continuou a estudar por conta própria. Em 2022, no dia de São José, pediu ao excelentíssimo bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawiski, para ingressar no seminário São José e concluir seus estudos, retornando, assim, às origens. Terminou seus estudos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e agora se encontra à disposição da igreja particular de Porto Nacional e seu bispo Dom Romualdo.
Texto: Sem. Thallyson Brenner
