Dom Domingos Carrerot, OP (1921-1933)

1º Bispo

Curriculum Vitae:

Em 30 de julho de 1920, o Papa Bento XV nomeou Dom Frei Domingos Carrerot, como primeiro bispo de Porto Nacional. Dom Domingos já havia trabalhado em Porto antes de se tornar Bispo Titular de Uranópolis e Prelado Ordinário de Conceição do Araguaia, no Pará, em 1913 .

Dom Domingos Carrerot nasceu em Parmiers, no sul da França no dia 1º de junho de 1863. Seu nome de batismo era Raymundo-Florencio e era o terceiro dos quatro filhos da família Carrerot. Muito jovem entrou para a Ordem dos Frades Dominicanos.

Em 3 de outubro de 1879 vestiu o hábito dominicano. Fez sua profissão perpétua na Ordem em 1883 e em 1886, ao completar os estudos de Filosofia e Teologia foi ordenado presbítero .

Em 1887 veio para o Brasil, hospedou-se no Rio de Janeiro por um pequeno período e seguiu para a missão em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em outubro do mesmo permanecendo ali durante três anos, tempo em que se dedicou ao povo daquela terra, sempre com expectativas de seguir para o sertão de Goiás, em Porto Nacional.

Em 1891 foi designado pelo seu superior para juntar-se aos frades da missão de Porto Nacional. Frei Domingos e sua comitiva chegaram às margens do Rio Tocantins nas proximidades do povoado do Peixe e a Porto Nacional na segunda quinzena do mês de setembro de 1891 depois de uma longa viagem de quase um mês. Permaneceu em Porto Nacional por dez anos, de 1891 a 1901. Neste período teve uma intensa atividade apostólica como presbítero missionário em toda a região.

No ano de 1901, Frei Domingos foi transferido para Conceição do Araguaia para a missão que desde 1896 os dominicanos mantinham naquela cidade. Missão dedicada especialmente à catequese e aos indígenas. As margens do Araguaia, na terra de Conceição, Dom Domingos permaneceu até 1912 quando retornou à Europa, após 25 anos de missão no Brasil, para participar do capítulo Geral da Ordem dos Dominicanos como representante dos missionários.

Dom Domingos Carrerot foi nomeado pesa Santa Sé em 26 de agosto de 1912, “Prelado Ordinário da Prelazia da Santíssima Conceição do Araguaia, no Brasil, com título e os direitos de Bispo Titular de Uranópolis” . Ficou oito anos a frente dessa Prelazia, de fevereiro de 1913 a junho de 1921, preocupou-se em sua ação pastoral com os “pobres e tão numerosos índios do Araguaia” . Em Conceição do Araguaia ficou conhecido como “missionário dos indígenas”. Durante o pastoreio da Prelazia de Conceição do Araguaia é surpreendido com a nomeação de primeiro bispo da Diocese de Porto Nacional.

Assumiu sua nova diocese em julho de 1921 e a governou até dezembro de 1933. Durante todo o seu episcopado em Porto Nacional, de 1921 a 1933, ano em que faleceu, a atuação de Dom Domingos Carrerot constituiu-se numa verdadeira contribuição social ao sertão do antigo norte de Goiás. Dom Domingos tinha um grande ardor pela “evangelização do povo espalhado pelos sertões e privados dos mais elementares recursos da civilização”  e pelos indígenas que habitavam sua Diocese de norte a sul.