Numa recepção muito calorosa na noite da última sexta-feira ( 14), no Colégio Santa Cruz Dom Orione, em Araguaína – TO, no Norte do Estado, a Comunidade Católica e Autoridades Civis recepcionaram o seu Primeiro Bispo Dom Giovani Pereira de Melo.
A cerimônia teve início com uma oração presidida pelo Pe. Lucas Santos. Em seguida houve um vídeo sobre o projeto de criação da Diocese de Araguaína, o Hino do Vaticano e o Hino Nacional Brasileiro. Posteriormente foi lido a carta de Giambattista Diquattro no dia do anúncio e uma mensagem do Secretário de Estado Cardeal Pietro Parolin.
O momento foi intercalado por músicas com cantores locais como Cícero de Jesus, Edvan Milhomem, Odilon Santos e o Maestro Marcos do Valle (Sax). Houve ainda apresentação do selo comemorativo dos Correios sobre a criação da Diocese e seu primeiro Bispo, descerramento e entrega da chave da cidade pelo Prefeito Wagner Rodrigues. A mesa de honra foi composta de por Dom Giovani de Melo (Bispo de Araguaína), Dom Joel Portella (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB), Wagner Rodrigues (Prefeito de Araguaína), Pe. Edson Oliveira (Diretor da Comunidade Orionita) e Dona Antônia Araújo (Representante dos Leigos).
Estiveram presentes os Bispos Dom Carmelo Scampa (Bispo Emérito de São Luís de Montes Belos – GO), Dom Wellington de Queiroz (Bispo de Cristalândia – TO), Dom Miguel Ângelo Freitas (Bispo de Oliveira – MG). Também Os Vereadores Soldado Dalcivan, Geraldo Silva e Teciliano Gomes.
No final da cerimônia Dom Giovani homenageou os Orionitas pelos 70 anos. A acolhida contou com Autoridades Civis do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Militares, Também os Deputados Estaduais de Minas Gerais Leninha do PT e o Ulysses Gomes (MG). Ainda Clérigos, Religiosas e Seminaristas. Familiares de Dom Giovane: Osvaldo (irmão), Marisbella (irmã) e Mateus (sobrinho).
Texto: Pe. Eldinei Carneiro -Colaboração: Pe. Lucas Santos

Fotos: Regional Norte 3 da CNBB (Pe. Rafael Ferreira) e Portal Porto Mídia (Rodrigo Alves).