VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Dom José Moreira Preside Missa de 40 Anos de Sacerdócio e 13 Anos de Bispado em Gurupi

Dom José Moreira, Bispo de Januária – MG, presidiu na noite de ontem (16), às 19:30, os seus 40 anos de Ministério Sacerdotal e

Dom José Moreira, Bispo de Januária – MG, presidiu na noite de ontem (16), às 19:30, os seus 40 anos de Ministério Sacerdotal e

Dom José Moreira, Bispo de Januária – MG, presidiu na noite de ontem (16), às 19:30, os seus 40 anos de Ministério Sacerdotal e 13 de Ministério Episcopal, na Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO, no Sul do Estado. Na homilia, Dom Moreira destacou: “Estamos vivendo um cenário tão difícil em todos os sentidos: econômico, familiar, pandêmico, mas não podemos perder a fé, Jesus é o vinho da nossa vida”. E finalizou: “Agradeço ao Pe. Eldinei pelo convite, daqui que eu saí para o chamado episcopal, gratidão a Santo Antônio e a Gurupi”.

 O momento do ofertório foi feito pela irmã do bispo, Aparecida, também alguns amigos: Jovino, Kita Maciel e Aleide, Pedro Dias e Mercês, Isaú e Helena, que entraram com pão, vinho, cálice e patena, santos óleos, estola e um banner comemorativo de Dom José. Ao final da missa, o casal Oswaldo Stival e Andréia Stival leram uma linda mensagem ao homenagem, citando o Papa Francisco, eles falaram sobre o valor da família e do chamado sacerdotal. Ainda entregaram uma lembrança ao bispo. O Pároco, Pe. Eldinei Carneiro falou das qualidades de Dom Moreira: “A palavra bispo vem do latim episcupus, que quer dizer: inspetor, supervisor e diretor, o bispo é um homem que tem um olhar de largueza, tem que olhar o todo. Dom Moreira é um homem coerente, autêntico e dinâmico, que Deus continue dando frutos através do ministério do senhor, já está na história desse Estado, o primeiro bispo do Tocantins”.

 O Pároco convidou a sua família que estava na missa e com o Pe. Vilmário entregaram um imagem de Santo Antônio. Ainda teve uma mensagem de vídeo com algumas fotografias da vida de Dom José. A missa contou com a presença também do Diácono Permanente Joel Matos e aproximadamente 1000 pessoas. A celebração eucarística foi transmitida ao vivo pelo Facebook, Instagram e YouTube da Paróquia Santo Antônio de Gurupi e ainda na Rádio Araguaia FM 96,70. Teve um jantar para o bispo e os padres na residência do casal Sônia Moura e Jovino Moura.

BIOGRAFIA

Dom José Moreira da Silva quarto e atual Bispo de Januária,nasceu em Ponte Alta do Tocantins-TO. Cursou Teologia e Filosofia no Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora-MG. Sua Diocese de origem é Porto Nacional localizada no Estado do Tocantins, onde desenvolveu seus trabalhos pastorais na condição de presbítero diocesano daquela Igreja Particular. Sua ordenação presbiteral se deu em 17 de janeiro de 1982. Nomeado Bispo de Januária em 12 de novembro de 2008, pelo então Papa Bento XVI sua ordenação episcopal foi em 17 de janeiro de 2009 na Catedral Diocesana de Porto Nacional – TO tendo como Bispo ordenante o então Núncio Apostólico no Brasil Dom Lorenzo Baldisseri, escolheu como lema episcopal “Misericordia in veritate” (Misericórdia na verdade).

ESTUDOS E ESPECIALIZAÇÕES

Especialização em Bíblia pelo Centro de Estudos Bíblicos 1991-1991 (São Paulo);

Especialização em Parapsicologia e Religião pelo Centro de Estudos  Instituto Padre Quevedo 1991 (São Paulo);

Especialização no direito matrimonial/Pastoral Familiar/Instituto Teológico de Florianópolis 2003-2004;

Estudos contínuos de Curso específico para Bispos promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2010, curso este que trata de temas emergentes eclesiais;

Estudos contínuos de curso específico para Bispos promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP, Embú São Paulo. Trata-se de um Encontro Latino-americano de Estudos – Curso para Bispos, voltado para bispos católicos e evangélicos e pastores responsáveis regional ou nacionalmente por suas Igrejas, vindos da América Latina, Caribe, com abertura para pessoas de outros continentes.

ATIVIDADES DURANTE O EPISCOPADO NA CNBB REGIONAL LESTE 2
Desde o ano de 2015 Bispo Referencial da Cáritas Mineira
PASCOM-Santo Antônio de Gurupi

ASSINE NOSSA NEWSLETTER