Destaque Notícias Diocesanas

Dom Romualdo abre período da Quaresma com Missa de Cinzas e ressalta a importância da Campanha da Fraternidade /2018 “Fraternidade e Superação da Violência”

O Bispo de Porto Nacional, Dom Romualdo Matias Kujawski,  presidiu a Santa Missa de Cinzas nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora das Mercês. A celebração de imposição das cinzas, que inicia a Quaresma, foi concelebrada pelo pároco Pe. Jucimar Souza Ribeiro. O tempo quaresmal terminará com o Domingo de Ramos, no dia 25 de março, dando início à Semana Santa. Durante a homilia, Dom Romualdo ressaltou alguns pontos importantes para colocamos em pratica nesta quaresma:

1- Neste momento gostaria de convidar a todos para entrar e vivenciar esse tempo da Quaresma como tempo favorável para a transformação da nossa vida fazendo as devidas correções, como um tempo de conversão. Portanto, devemos nos abrir para Jesus somente assim poderemos ser transformados.

2- Que a prática da oração, do jejum, da penitência e da esmola – próprias deste período – não seja apenas um ato exterior, mas que seja um momento de colocar a vida interior plenamente em Deus. Sabemos que a liturgia convida a todos nós enquanto pessoas, famílias e comunidades paroquiais para que nesse tempo o centro de nossa vida seja como sempre deve ser: em Jesus Cristo, que nos chama a conversão para nos tornarmos pessoas melhores. Por isso, as atividades  pastorais da nossa diocese deve estar voltada para as quatros dimensões de Evangelizações: 1. Paróquia onde se prega e vive a Palavra de Deus/2. Paróquia como lugar de administração dos Sacramentos/3. Paróquia como lugar de catequese no espirito catecumenal/4. Paróquia com sua concreta obra de caridade. Todas estas dimensões devem estar convergindo para esse tempo de mudança em nossa diocese . Portanto, Começa um tempo muito especial para nós, tempo de mergulho profundo nesta oportunidade de pedir ao Senhor que venha ao nosso socorro para podermos fazer a experiência da reconciliação, do perdão e da misericórdia. ressaltou Dom Romualdo.

Imposição das cinzas

Dom Romualdo também explicou o significado da imposição das cinzas na celebração que inicia o tempo quaresmal como uma oportunidade que é dada todos os anos para todo católico, que segue a Jesus Cristo e quer viver o tempo da Quaresma a caminho da Páscoa da Ressurreição. Durante a imposição das cinzas, o sacerdote diz ao fiel: “Lembra-te de que és pó” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Campanha da Fraternidade 2018: “Fraternidade e Superação da Violência”

A Quarta-Feira de Cinzas também inicia, em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade (CF), O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). Para ser uma  sociedade mais fraterna e sem violência necessitamos a graça e o apoio do alto.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This