Destaque Notícias Diocesanas

Dom Romualdo celebra Tríduo Pascal na Catedral de Porto Nacional

O Tríduo Pascal de 2020 foi excepcional. Celebrado entre os dias 9 e 11 de abril pelo nosso bispo diocesano, estes dias maiores de nossa fé cristã foram marcados por palavras de esperança e incentivo diante desta situação de pandemia de COVID-19.
Na quinta-feira santa, dia da instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, Dom Romualdo fez memória e rezou por todos os sacerdotes de nossa diocese. O tradicional rito do Lava-pés, que marca a celebração, foi omitido. O bispo ressaltou a tristeza no coração que sentiu por, pela primeira vez, não poder celebrar a Missa da Unidade (que aqui é celebrada na segunda feira da semana santa), com seu clero. Mas que, mesmo assim, o Espirito Santo os mantem unidos em torno de um mesmo pastor: Jesus Cristo, representado ali pelo Sucessor dos Apóstolos, o bispo. Ao final da santa missa da Ceia do Senhor, o bispo diocesano encaminhou-se com o Santíssimo Sacramento até a porta da catedral e ali deu uma benção a toda cidade de Porto Nacional.
Na sexta-feira, a Celebração da Paixão foi celebrada no clima de austeridade que lhe é própria. A Adoração à Santa Cruz (beijo da cruz), foi realizada pelo bispo e pelos padres concelebrantes. Na oração universal a Igreja rezou, como proposto pela Santa Sé, pelos que padecem desta pandemia. A mensagem central na homilia de Dom Romualdo foi “o preço do amor é a cruz”.
Na Grande Vigília na Noite Santa da Páscoa na Ressurreição do Senhor, ápice do ano litúrgico, o clima foi de festa. Os sinos voltaram a tocar para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo. Na homilia, o bispo refletiu sobre a vitória de Jesus e, “por Cristo ser vitorioso, devemos confiar a ele todas as nossas preocupações – inclusive esta pandemia -pois ele cuida de nós (I Pe 5, 7). Os fieis paroquianos, povo de Deus da Catedral Nossa Senhora das Mercês foram representados por cartazes representando seus movimentos, pastorais e associações, ação proposta pelo pároco, Pe. Jucimar Ribeiro. Diante destas intenções, mesmo que virtualmente, nunca vimos nossa catedral tão repleeta de gente.
Todos os dias as celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Catedral Nossa Senhora das Mercês: no Instagram: @catedraldeportonacional e pelo Facebook da JN Porto Mídia.

 

 

 

Sem. Rafael Ferreira
Pascom Diocesana

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This