Agenda Histórica Destaque Notícias Diocesanas

DOM ROMUALDO INAUGURA MEMORIAL PADRE LUSO

Instalado na entrada do Seminário São José, foi inaugurado e abençoado pelo nosso bispo diocesano, neste dia 17 de maio, às 18h00, o Memorial Pe. Luso.

A cerimonia organizada pelo Apostolado Padre Luso, uma associação de fiéis que visa tornar mais conhecida a pessoa do Pe. Luso de Barros Matos, contou com a presença de diversas autoridades civis de Porto Nacional, entre elas o prefeito Ronivon Maciel e a presidente da Câmara dos Vereadores, Rozângela Mecenas além de secretários, diretores e vários membros da comunidade católica portuense, como o Prof. Me. Cesar Bessanin, organizador das obras históricas, manuscritos e testemunhos dados ao longo de um ano de trabalho.

Segundo o seminarista Rafael Ferreira, responsável pela instalação do local e curador da exposição, o espaço é um ambiente de conhecimento, cultura, reencontros e afeto para com este homem que, mais que apenas um bom cristão, é um modelo de vida para muitos portuenses e pessoas de outros lugares, que encontravam em Pe. Luso, consolo nas aflições e um exemplo de caridade e humildade totalmente desinteressadas.

Dom Romualdo ressaltou a importância deste espaço e deste momento para preparação dos estudos preliminares que visam a abertura do processo investigativo acerca das virtudes de Pe. Luso na fase diocesana para fins de beatificação e canonização, um processo minucioso, lento, mas cheio de esperança, para que a Igreja Universal reconheça como santo este que já é tido por santo por muitos.  O bispo também agradeceu o empenho do Apostolado Pe. Luso na pessoa de sua zeladora, Zulmira Gonzaga Cardoso, que com muito empenho dos devotos e da sociedade local, adequaram, mobiliaram e agora zelam pelo espaço.

Após a inauguração, D. Romualdo presidiu missa em ação de graças na catedral.

PE. LUSO BARROS DE MATOS, nasceu em 16 de dezembro de 1906, em Balsas, Ma. Foi ordenado sacerdote na Diocese de Porto Nacional em 23 de setembro de 1945, por D. Alano du Noday e faleceu em 03 de agosto de 1987, com fama de santidade.

Testemunhos, fotos com Pe. Luso e graças alcançadas podem ser endereçados ao Apostolado Pe. Luso nos seguintes endereços:

INSTAGRAM: @a.pe.luso
E-mail: [email protected] (Sem. Rafael Ferreira)
WhatsApp: 63 98439-8673 (Zulmira)

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This