Notícias Diocesanas

Dom Romualdo Inicia as Visitas Pastorais na Diocese

Dom Romualdo Matias iniciou nessa última quinta-feira (07), as visitas pastorais nas Paróquias, seu trabalho pastoral teve como ponto de partida a Paróquia São Francisco de Assis, em Alvorada-TO, no Sul do Estado. O primeiro ato religioso foi a celebração da Eucaristia na matriz, às 19h30. Inicialmente o Pe. Jucimar fez uma bela acolhida ao bispo: “Dom Romualdo seja bem-vindo, bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Na homília Dom Romualdo destacou a importância da Paróquia como centro de evangelização: “A Paróquia não pode ser uma pastoral de manutenção, mas precisa ser um verdadeiro centro de evangelização, ela precisa ser um sinal visível da presença de Cristo para todos os fiéis e a comunidade em geral”. “Começar pela Paróquia São Francisco de Assis é um desejo de renovação também na Diocese, se trata de uma renovação não somente estrutural, mas, sobretudo espiritual, uma mudança de mentalidade, isto é, abrir o coração para o Senhor”, afirmou Dom Romualdo em entrevista exclusiva ao nosso site logo após a celebração.

A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, possivelmente, de cinco em cinco anos.  Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar ideias e buscar a mútua ajuda na Diocese.

A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença. É também oportunidade de agradecer e chamar todos os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa.

Com a Visita Pastoral, o Bispo pode avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização. É momento de avaliar como a Paróquia e suas comunidades estão colocando em prática as Diretrizes da Ação Evangelizadora e os compromissos comuns assumidos na Diocese.

Pode-se dizer que a Visita Pastoral é uma ação apostólica que o Bispo exerce, animado daquela caridade pastoral que o apresenta concretamente como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular que é a Diocese (LG, n.23). É o grande acontecimento eclesial da missão do Bispo que exerce o seu múnus de santificar, evangelizar e reger o povo de Deus.

A Visita Pastoral também serve para o Bispo saudar, ver, escutar, conhecer o seu povo e ser conhecido. Por isso, o Bispo procura visitar as comunidades, escolas, prefeitura e instituições, bem como alguns doentes e idosos, na medida em que o tempo o permite. A Visita Pastoral é preparada e organizada pelos párocos e lideranças. Eles procuram discernir o que é prioritário na programação.

Programação:

Dia 07,   18h Chegada

lanche, 19:30- Missa na Matriz
Após Jantar

Dia 08
7h- Café, 8h – Visita ao Colégio estadual de Alvorada
10h- Visita a Escola Municipal Filomena
12h- Almoço
15h- Visita ao Prefeito
16h- Visita à Câmara Municipal
19h:30 Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida
Após Jantar

Dia 09
7h- Café, 8:30- Visita ao Escritório Paroquial
12h- Almoço
15h- Visita ao Hospital
16h- Palestra sobre “Espiritualidade” com Ministros da Comunhão, Juventude Missionária, catequistas e Alunos de Teologia.
19h- Saída para talismã

Dia 10
7:30 – Missa na Matriz
8:30 – Reunião com conselho  Pastoral e Conselho econômico
12h- Almoço
16h- Missa na Fazenda  ( Assentamento Cobertão)
19:30- Missa na Matriz
Após, Jantar com Bispo a Comunidade no Salão Paroquial.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This