Dom Romualdo Inicia as Visitas Pastorais na Diocese

Dom Romualdo Matias iniciou nessa última quinta-feira (07), as visitas pastorais nas Paróquias, seu trabalho pastoral teve como ponto de partida a Paróquia São Francisco de Assis, em Alvorada-TO, no Sul do Estado. O primeiro ato religioso foi a celebração da Eucaristia na matriz, às 19h30. Inicialmente o Pe. Jucimar fez uma bela acolhida ao bispo: “Dom Romualdo seja bem-vindo, bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Na homília Dom Romualdo destacou a importância da Paróquia como centro de evangelização: “A Paróquia não pode ser uma pastoral de manutenção, mas precisa ser um verdadeiro centro de evangelização, ela precisa ser um sinal visível da presença de Cristo para todos os fiéis e a comunidade em geral”. “Começar pela Paróquia São Francisco de Assis é um desejo de renovação também na Diocese, se trata de uma renovação não somente estrutural, mas, sobretudo espiritual, uma mudança de mentalidade, isto é, abrir o coração para o Senhor”, afirmou Dom Romualdo em entrevista exclusiva ao nosso site logo após a celebração.

A Visita Pastoral é uma visita oficial do Bispo, com cunho pastoral e jurídico, que se realiza a cada Paróquia de sua Diocese, possivelmente, de cinco em cinco anos.  Ela tem como objetivo manifestar a amizade, encontrar pessoas, partilhar a vida, trocar ideias e buscar a mútua ajuda na Diocese.

A experiência demonstra que esta é uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com o clero, lideranças e com os outros membros do povo de Deus. É ocasião de reavivar as energias dos operários do Evangelho, louvá-los, encorajá-los e marcar presença. É também oportunidade de agradecer e chamar todos os fiéis à renovação da própria vida cristã, a uma ação apostólica mais intensa.

Com a Visita Pastoral, o Bispo pode avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, tomar conhecimento das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização. É momento de avaliar como a Paróquia e suas comunidades estão colocando em prática as Diretrizes da Ação Evangelizadora e os compromissos comuns assumidos na Diocese.

Pode-se dizer que a Visita Pastoral é uma ação apostólica que o Bispo exerce, animado daquela caridade pastoral que o apresenta concretamente como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja particular que é a Diocese (LG, n.23). É o grande acontecimento eclesial da missão do Bispo que exerce o seu múnus de santificar, evangelizar e reger o povo de Deus.

A Visita Pastoral também serve para o Bispo saudar, ver, escutar, conhecer o seu povo e ser conhecido. Por isso, o Bispo procura visitar as comunidades, escolas, prefeitura e instituições, bem como alguns doentes e idosos, na medida em que o tempo o permite. A Visita Pastoral é preparada e organizada pelos párocos e lideranças. Eles procuram discernir o que é prioritário na programação.

Programação:

Dia 07,   18h Chegada

lanche, 19:30- Missa na Matriz
Após Jantar

7h- Café, 8h – Visita ao Colégio estadual de Alvorada
10h- Visita a Escola Municipal Filomena
15h- Visita ao Prefeito
16h- Visita à Câmara Municipal
19h:30 Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida
Após Jantar

7h- Café, 8:30- Visita ao Escritório Paroquial
15h- Visita ao Hospital
16h- Palestra sobre “Espiritualidade” com Ministros da Comunhão, Juventude Missionária, catequistas e Alunos de Teologia.
19h- Saída para talismã

7:30 – Missa na Matriz
8:30 – Reunião com conselho  Pastoral e Conselho econômico
12h- Almoço
16h- Missa na Fazenda  ( Assentamento Cobertão)
19:30- Missa na Matriz
Após, Jantar com Bispo a Comunidade no Salão Paroquial.