Notícias Diocesanas

Dom Romualdo Nomeia Padre Valdemir Como Novo Vigário Geral, e a Nova Equipe de Formação do Seminário São José.

O Bispo Dom Romualdo Matias, nomeou nessa última segunda-feira (01), O Pe. Valdemir Alves de Souza como Novo Vigário Geral da Diocese, também nomeou Pe. Pedro Nunes de Novais, Como Novo Reitor do Seminário São José, e Pe. Heldeir Gomes Carneiro, como Vice Reitor e Administrador do Seminário.

Essas nomeações são fruto das urgências pastorais diocesanas e da profunda reflexão, oração e consulta individual do Bispo Diocesano, o mesmo entende que certas funções não podem faltar na Diocese. No decreto das nomeações, o Bispo exorta aos Sacerdotes, Diáconos e Povo de Deus da Diocese, que acolham os sacerdotes nomeados com o espírito de comunhão, cooperação e profunda amizade.

O Bispo Dom Romualdo agradece com muita cordialidade os trabalhos prestados pelos predecessores dessas funções.

Biografia do Pe. Valdemir Alves de Sousa

Pe. Valdemir Alves de Sousa, nasceu em Novo Acordo – To, filho de José Pereira de Sousa e Vicência Alves de Sousa, uma família de quatro irmãos: Valdenir, gêmea com ele, Josivan e Leonilson.

Cursou seus estudos de ensino fundamental em Novo Acordo, Colégio D. Pedro I, o ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Porto Nacional. Entrou no seminário São José em 20/02/1989. Terminando o 2°grau foi cursar a filosofia em Goiânia, no IFITEG (Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás) pelo seminário São João Maria Vianney. 

Depois foi cursar a teologia no seminário São José, em Mariana-MG. Ordenou-se diácono no dia 24/07/1999, na catedral Nossa Senhora das Mercês e fez o seu estagio em Viçosa-MG, Paróquia de São Silvestre. Depois foi ordenado padre em 05/02/2000, pelo Senhor Bispo Dom Geraldo Gusmão.

 Pe. Valdemir é formado em pedagogia pela UFT (Universidade Federal do Tocantins) e pós-graduado em administração educacional. Exerceu por cinco anos a missão de reitor do seminário São José e vigário paroquial de Nossa Senhora das Mercês. Foi professor de filosofia por três anos na Faculdade FASAMAR. Concluindo seu tempo em Porto Nacional foi enviado para Campos Belos-GO, trabalhou seis anos como pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e vigário auxiliar de Novo Alegre – To. Foi secretário de educação dos municípios de Campos Belos-  Go e Gurupi – To.  Padre Valdemir, tem 41 anos e hoje é Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Gurupi-To.

Biografia do Pe. Pedro Nunes de Novais

O Pe. Pedro Nasceu na cidade de Serra Dourada – BA, no dia 13 de Setembro de 1977. Filho do casal Valdemar Teixeira de Novais e Ana Nunes de Novais.

Mudou aos 09 anos para a cidade de Aurora – TO em 1986 com sua família. Em 1993, com 16 anos fez a primeira experiência vocacional no Seminário São José. No ano seguinte, ingressou no mesmo seminário. De 1996 a 1998 fez a experiência missionária com frei Carlos Quadri no Setor Novo Planalto, na cidade de Porto Nacional – TO. Em 1998, decidiu fazer o acompanhamento vocacional para ingressar na Ordem dos Pregadores – Dominicanos.

De 2000 a 2001 fez o noviciado em Curitiba – PR. Em Agosto de 2001 transferiu-se para Belo Horizonte – MG para cursar Filosofia na Faculdade Jesuítica FAJ, concluindo em 2004.

No ano de 2005 iniciou o curso de Teologia na EDT – Escola Dominicana de Teologia. Em 2007 retornou para a Diocese de Porto Nacional – TO para concluir o curso de Teologia no Instituto Mater Dei.

Foi ordenado Diácono no dia 05 de Julho de 2008 na Catedral Nossa Senhora das Mercês. No dia 31 de agosto, do mesmo ano, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo na cidade de Monte do Carmo – TO, como Administrador Paroquial.

A ordenação Presbiteral aconteceu no dia 03 de Janeiro de 2009, continuando como administrador da Paróquia de Monte do Carmo.

No dia 07 de Fevereiro de 2010, foi transferido para a Paróquia de Nossa de Senhora da Natividade, Padroeira do Estado do Tocantins na cidade de Natividade – TO. Ficou até o dia 02 de Dezembro de 2012, quando foi designado Pároco da Catedral Diocesana Nossa das Mercês, na cidade de Porto Nacional – TO.

Em 2013 foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário Diocesano São José. No dia 03 de Dezembro de 2014 a convite do Senhor Bispo Diocesano Dom Romualdo. Assumiu a Reitoria do mesmo Seminário, com missão de Reabrir o Seminário Diocesano e dar continuidade no trabalho da Pastoral Vocacional.

Biografia do Pe. Heldeir Gomes Carneiro

O Pe. Heldeir Gomes nasceu na cidade de São Miguel do Araguaia, Estado de Goiás, onde viveu até os 16 anos de idade. Passou pelas cidades de Porangatu e Palmas e residiu em Gurupi por mais de 14 anos, onde se formou no curso de Direito. No ano de 2005, iniciou os estudos de Teologia na Escola Diaconal São Lourenço, ligada ao Instituto Mater Dei, pertencente à Província Eclesiástica da Arquidiocese de Palmas-TO, sendo ordenado Diácono no dia 24 de abril de 2010. Atualmente reside na cidade de Porto Nacional, onde atua como Chanceler, Coordenador Diocesano de Patrimônio e da Câmara Eclesiástica, além de assessorar o Movimento da Renovação Carismática Católica no Tocantins e no Brasil

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This