Dom Romualdo ordena Diácono Diogo Fernandes em Cariri do Tocantins

Na manhã de hoje (10) o Bispo de Porto Nacional – TO,  Dom Romualdo Matias ordenou o Diácono Diogo Fernandes Cardoso, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Cariri do Tocantins – TO, no Sul do Estado. Na homilia, Dom Matias enfatizou a realidade atual: “A Igreja não pode entrar na onda do mundo, a nossa proposta é Jesus Cristo, Diácono Diogo, você é parte da herança de Deus, nunca esqueça disso”. E Finalizou: “O  sacerdote é Alter Chistus (Outro Cristo). Estou muito feliz hoje, por ordenar o vigésimo terceiro sacerdote na nossa Diocese”. O rito da ordenação teve  início com os testemunhos dos Padres Heldeir Gomes (Reitor do Seminário) e Divino Maciel (Pároco da Paróquia São João Batista de Aliança, que na época o acompanhou no Seminário) e ainda a Professora Neuracy (Zy), que destacaram o espírito de liderança do Diácono Diogo e o seu envolvimento nas coisas de Deus.

Os momentos mais fortes foram: o propósito do eleito, oração consecratória, imposição das mãos e acolhida do presbitério. Na sua fala, Pe. Diogo Fernandes frisou a gratidão a Deus: “Primeiramente agradeço a Deus, que me acompanhou em todos os momentos da minha vida, minha família e todos os padres e paróquias que fizeram parte do meu processo vocacional, especialmente o povo de Cariri e Pindorama”. E concluiu: “Agradeço a Dom Romualdo pela confiança, quero ser um cooperador do seu Ministério Episcopal”.  O Presidente da Câmara de Cariri do Tocantins, falou em nome da Comunidade”: Diogo é um presente de Deus, que estamos entregando para a nossa Diocese”. A ordenação foi comentada/animada pelo Pe. Wesley Borges da Paróquia Senhor do Bonfim de Aurora do Tocantins – TO. Estiveram presentes aproximadamente 30 sacerdotes, dentre eles: Vigário Geral, Pe. Valdemir Alves, Vigário Forâneo de Alvorada, Pe. Vanderlan Cunha, Pe. Douglas Aires, Animador Vocacional, Pe. Edisley Batista, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pe. Domingos Pereira, Pároco de Cariri do Tocantins – TO. Os Diáconos Adão, Beno e José Ney (Palmas) e sacerdotes visitantes. Presentes as seguintes autoridades civis: O Prefeito Municipal de Cariri do Tocantins -TO, Júnior Marajó e vários vereadores. A missa foi transmitida ao vivo no Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi. O Pe. Diogo Fernandes Cardoso exercerá o Ministério em Pindorama – TO, ele é natural de Cariri do Tocantins -TO, fez toda a caminhada no Seminário São José, em Porto Nacional – TO e no Seminário Divino Espírito Santo/Centro de Estudos Superiores Mater Dei, em Palmas-TO, foi ordenado diácono, em 01/12/2018, na Paróquia Santo Reis, em Porto Nacional – TO. Seu lema é: “Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade” (Jo 17, 19).

Texto Pe. Eldinei Carneiro (Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO). Fotos: Pascom da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO/ Adriana Castelo Branco.