Destaque Notícias Diocesanas

Dom Romualdo Preside Missa da Bênção dos Santos Óleos e Unidade Sacerdotal na Catedral de Porto Nacional

Numa celebração atípica devido a Pandemia da Covid-19, mas com a mesma essência, mesma natureza, mesma substância e com igual profundidade teológica e litúrgica, o Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias Kujawski, presidiu na noite de ontem (29), às 19:00, na Centenária Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional – TO, Região Central do Estado e Sede do Bispado, a Tradicional Missa da Bênção dos Santos Óleos e Unidade Sacerdotal.

Na homilia Dom Matias destacou a função sacerdotal “Vocês são profetas que muitas vezes não serão compreendidos, é preciso superar todo tipo de ideologia, que está levando as pessoas a viver o vazio”. E finalizou: “Hoje estamos celebrando os dois pilares da nossa Igreja, São Pedro e São Paulo, que lançaram as primeiras sementes do Evangelho, estou muito emocionado por fazer parte da história dessa Diocese”. Após a homilia, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação, pelas quais são chamados a viver, a obediência, a pobreza e a castidade. Em seguida, houve a bênção dos Santos Óleos com um ritual fecundo e solene.

Aproximadamente 30 clérigos participaram da celebração, dentre eles,  os Monsenhores Jones Pedreira, Juraci Cavalcante, Juarez Gomes, Osman Pinto e também o representante do Clero, Pe. Edisley Batista e o Chanceler da Cúria, Pe. Heldeir Gomes. Ao final da missa, O Bispo agradeceu ao Pároco, Pe. Jucimar Ribeiro e o coral pela harmonia musical dos cânticos. Já o Pároco, Pe. Jucimar Ribeiro, agradeceu ao Bispo, o coral, as paróquias da Forania que ajudaram no jantar e os irmãos sacerdotes. A missa foi transmitida ao vivo por várias redes sociais: Paróquia Nossa Sra das Mercês (Cadetral), Paróquia Santo Antônio de Gurupi, Portal Porto Mídia, Rádio 87,90 – Porto FM – Porto Nacional e Rádio 95,90 – Mais FM – Gurupi.  Após a missa foi servido um jantar no Seminário São José.

Significado da Missa dos Santos Óleos

Durante esta celebração, se abençoa o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma. Daí o fato de a celebração ser também chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

Após o término do rito, os padres voltam para suas comunidades e levam a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

Nela também se renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também chamada de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Texto: Padre Eldinei Carneiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Portal Porto Mídia , Pascom da Paróquia Santo Antônio de Gurupi Pascom Paróquia Nossa Sra Abadia de Gurupi

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This