Numa celebração atípica devido a Pandemia da Covid-19, mas com a mesma essência, mesma natureza, mesma substância e com igual profundidade teológica e litúrgica, o Bispo Diocesano, Dom Romualdo Matias Kujawski, presidiu na noite de ontem (29), às 17:00, na Centenária Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional – TO, Região Central do Estado e Sede do Bispado, a Tradicional Missa da Bênção dos Santos Óleos e Unidade Sacerdotal.
Na homilia Dom Matias destacou a força da Unção Sacerdotal: “Unção significa dom especial para o serviço aos irmãos, o sacerdote tem que experimentar três testemunhos: 1 – Testemunho do Altar (Viver o que está celebrando), 2- Testemunho da Palavra (Viver o que proclama e 3 -Testemunho de Cristo (Função do Pastor que anima as ovelhas), pois, a Unção Sagrada é um Pentecostes que acontece na vida de cada sacerdote”. E finalizou: “No mês de junho temos grandes Santos que viveram a mais profunda radicalidade do Evangelho e da caridade, dentre eles: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro e São Paulo”. Após a homilia, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação, pelas quais são chamados a viver, a obediência, a pobreza e a castidade. Em seguida, houve a bênção dos Santos Óleos com um ritual fecundo e solene.
Aproximadamente 30 clérigos participaram da celebração, dentre eles, o Vigário Geral, Pe. Valdemir Alves, o Reitor do Seminário, Pe. Douglas Aires e os Monsenhores Jones Pedreira e Juraci Cavalcante. O Bispo agradeceu ao Pároco, Pe. Jucimar e o coral pela harmonia musical dos cânticos. A missa foi transmitida ao vivo por várias redes sociais: Paróquia Nossa Sra das Mercês (Cadetral), Matriz de São João Batista de Porto Nacional, Paróquia Santo Antônio de Gurupi e Portal Porto Mídia. Após a missa foi servido um jantar no Seminário São José.
Texto: Padre Eldinei Carneiro
Fotos: Portal Porto Mídia
Adicionar Comentário