Dom Romualdo preside Missa da Epifania e empossa Pe. Eldinei Carneiro.

No dia 03 de janeiro o bispo Dom Romualdo Matias celebrou na noite de domingo, na Paróquia Santo Antônio de Gurupi, a Festa da Epifania do Senhor (Manifestação), e, na mesma celebração, empossou o reverendíssimo Sr. Pe. Eldinei da Silva Carneiro Neto como Novo Pároco da Paróquia Santo Antônio.

Na homilia, o Bispo falou sobre a necessidade de não sair da luz: “Não podemos nos afastar da luz verdadeira que é Jesus. É preciso abrir o coração para o Senhor”.

Sobre a Paróquia, Dom Romualdo pediu empenho, dedicação e dinamismo.

Os fiéis Rosana e Kita Maciel fizeram a acolhida ao novo Pároco.

Padre Eldinei na sua fala prometeu fidelidade e lealdade aos Diretórios e diretrizes diocesanas e realizou um discurso com pontos históricos sobre o desenvolvimento humano e espiritual da cidade Gurupi destacando os trabalhos dos seus antecessores, especialmente o último, Pe. Valdemir. E finalizou:”Quero apresentar três novas propostas: as missas nas casas uma vez por semana, programa de rádio diário e a formação catecumenal (o caminho)”. E finalizou: “Desejo uma Igreja missionária e em saída. “Avance para as águas mais profundas” (Lc 5,4).

Participaram da missa os Padres Sebastião (Vigário Paroquial), Vanderlan (Vigário Forâneo e Pároco da São João Batista), Adriano (Vigário Forâneo de Natividade e Pároco de Chapada), Deusimar (Vigário Forâneo de Campos Belos e Pároco de Arraias), Marcílio (Capelão Militar de Palmas) e Diácono Fabiano ( Paróquia Santo Antônio).

Cabe ressaltar que a missa contou com um grande número de fiéis e representantes do poder civil,  entre eles a vice prefeita de Gurupi Dolores Nunes.

A posse foi marcada por alguns gestos como a entrega da chave da Igreja, estola roxa, abertura da porta da Igreja, visita ao confessionário, visita ao Santíssimo e bater o sinal.

Histórico Vocacional do Padre Eldinei

Pe. Eldinei da Silva Carneiro Neto, nasceu em 03 de janeiro de 1983, em Santa Rosa do Tocantins-TO. É filho de Elze Rodrigues Neto e Elza da Silva Carneiro Neto. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, no Bonfim em 15 de agosto de 1984. Recebeu sua 1º Eucaristia no dia 11 de outubro de 1997 na capela de São Sebastião em Santa Rosa do Tocantins.

Celebrou sua Crisma na Catedral Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional no dia 24 de junho de 2000. Durante a infância e a juventude frequentou o Oratório São João Bosco.

Estudou na Escola Estadual Professor Zacharias Nunes da Silveira, onde fez todo o Ensino Fundamental. No dia 28 de janeiro de 2000 mudou-se para Porto Nacional e ingressou no Seminário São José, cursando o Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

No dia 18 de fevereiro de 2003 começou a caminhada acadêmica no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo em Palmas – TO pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei, cursando filosofia e em fevereiro de 2005 iniciou-se o curso de Teologia, onde o concluiu em 2008. Ordenado Diácono no dia 05 de julho de 2008 (Catedral Nossa Senhora das Mercês – Porto Nacional). Foi ordenado Sacerdote no dia 27 de dezembro de 2008 (Ginásio de Esportes Edilton Nunes Araújo – Santa Rosa do Tocantins – TO).

Em Porto Nacional – TO foi Vice-reitor e professor do Seminário São José e professor no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Em 08 de fevereiro de 2008 foi nomeado Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Ponte Alta, na cidade de Ponte Alta do Tocantins, onde morou até 06 de Agosto de 2010.

No dia 03 de julho de 2010 tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga – TO, a missa foi presidida por Dom Romualdo Matias Kujawski.

Em agosto de 2012 foi enviado à Roma  para fazer mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – (Academia Alfonsiana), onde o conclui em junho de 2014. Pe. Eldinei é Professor no Seminário São José, Porto Nacional, e do Seminário Maior Divino Espírito Santo, em Palmas. Também foi  Assistente Eclesiástico da Casa de Maria, em Porto Nacional –TO.  Ainda tinha um programa religioso (Fé e Vida) na Rádio Porto Fm, 87,90, em Porto Nacional – TO. É muito conhecido por ministrar formação nas Paróquias, Palestras e Conferências nas Escolas e Ambientes Públicos. Agora é o novo Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi.