Notícias Diocesanas

Dom Romualdo Preside Missa da Padroeira do Estado do Tocantins em Natividade

Dom Romualdo Matias, celebrou na manhã do dia (08), a Missa Solene de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Estado do Tocantins, a celebração aconteceu em Natividade-TO, Região Sudeste do Estado.

Na homilia, Dom Matias destacou a importância de Maria para a história da salvação: “Maria torna-se uma figura importante em função de Jesus, tudo sobre ela está em profunda ligação com a pessoa do seu Filho”. O Bispo, ainda enfatizou os grandes patriarcas e matriarca, “Podemos dizer, que Abraão é o pai da fé no Antigo Testamento, José é o pai da fé no Novo Testamento e Maria é o sinal dessa fé”. A missa foi concelebrada pelos Padres José Francisco (Pároco de Natividade), Adriano (Pároco de Chapada da Natividade), Frei Alan (Arquidiocese de Palmas), Diácono Heldeir (Chanceler da Cúria) e Pe. Eldinei (Coordenador Diocesano de Pastoral). Participaram da Missa diversas autoridades civis, dentre elas: O Governador do Estado, Sandoval Cardoso e sua esposa, O Prefeito de Natividade, Albany Nunes e sua esposa e demais fieis.

 História

A imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás, em 1735. Foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo Rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz. Com a criação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar a já venerada Nossa Senhora da Natividade em padroeira do Estado. Dom Celso Pereira de Almeida, bispo diocesano de Porto Nacional, envia, em março de 1992, solicitação ao papa João Paulo II, expressando o desejo dos devotos de Nossa Senhora de vê-la consagrada padroeira do seu novo Estado. A solicitação foi aceita pelo Vaticano e, em 15 de agosto de 1992, Dom Celso oficializa, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade padroeira principal do Tocantins.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This