VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Dom Romualdo Preside Missa de Aniversário Natalício com Grande Participação do Clero em Porto Nacional

O Bispo Diocesano Dom Romualdo Matias presidiu na noite de ontem a missa em ação de graças pelos 75 anos, na Catedral Nossa Sra

O Bispo Diocesano Dom Romualdo Matias presidiu na noite de ontem a missa em ação de graças pelos 75 anos, na Catedral Nossa Sra

O Bispo Diocesano Dom Romualdo Matias presidiu na noite de ontem a missa em ação de graças pelos 75 anos, na Catedral Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional – TO, Sede do Bispado. Na Homilia, Dom Matias falou sobre seu ministério: “Tanto o sacerdócio e episcopado não são méritos humanos, mas dom e graça de Deus”. E concluiu: “Estou muito emocionado com a presença de vários sacerdotes, rezem para que eu possa sempre fazer a vontade de Deus”. No final da missa, os padres Valdemir Alves (Vigário Geral), Dorivan Ribeiro (Representa do Clero) e Douglas Aires fizeram uso da palavra, destacando as idoneidades do homenageado, dentre elas: 1 – A misericórdia, 2 – A serenidade para lidar com as adversidades, 3 – Zelo pastoral e 4 – Administração.

Aproximadamente 30 clérigos estiveram presente, dentre eles, o Pároco da Catedral, Pe. Jucimar Ribeiro, os Monsenhores Jones Pedreira, Osman Castro e Juraci Cavalcante. Marcaram presença as seguintes autoridades civis: O Prefeito Ronivon Maciel, o Deputado Federal Vicentinho Jr, a Presidente da Câmara Rosângela Mecenas, Ex. Senador Vicente Alves e o Ex. prefeito Joaquim Maia. Dom Romualdo já apresentou a carta de renúncia ao papa com base no Cânon 401, inciso I, do Código de Direito Canônico. A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Catedral, Portal Porto Mídia, Paróquia Santo Antônio de Gurupi e Rádio 104,90 – Nova FM de Gurupi.

Texto: Padre Eldinei Carneiro

BIOGRAFIA

Dom Romualdo Matias Kujawski foi ordenado bispo em 15 de agosto de 2008, em Palmas (TO) e tomou posse como bispo coadjutor de Porto Nacional. Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973, assinala  a nota de imprensa da CNBB.

Títulos eclesiásticos:

Canonicato na Igreja Municipal de Poznan (28 de Junho de 1997)

Titulo de Monsenhor recebido na Arquidiocese de Palmas (06 de Junho de 2002)

Títulos científicos:

 Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma, 08 de Julho de 1982). Tema de dissertação: “A Espiritualidade do Sacerdote Diocesano segundo o ensinamento do Cardeal Stefan Wyszynski, Primaz da Polônia”.

Licenciatura em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte, 14 de Setembro de 1996). Título da Monografia: “As essenciais categorias filosóficas no pensamento de Emanuel Mounier – uma tentativa de descobrir”

Atividades pastorais:

1973 – 1977 Vigário paroquial em Biezdrowo e Zaniemysl (Polônia)

1977 – 1982 Estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma

1982 – 1987 Vigário paroquial nas paroquias: Ostrów Wlkp. e Czempin (Polônia) e ao mesmo tempo Professor de Teologia no Curso para  Leigos

1987 – 1988 Administrador paroquial da Par. Kamionna (Polônia)

11/03/1988 Chegada ao Brasil (Porto Naval em São Luiz – MA) como Sacerdote “Fidei Donum” com destino a Arquidiocese de Diamantina (MG)

Em Diamantina:

o   – Professor de Teologia Espiritual

o   – 1990 – 1997 Reitor do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus

o   – 1998 – 1999 Diretor Acadêmico do Seminário

1999 Transferência para Palmas (TO) – Dezembro

Em Palmas:

o   2000 – 2008 Reitor do Seminário Propedêutico e depois do Seminário Interdiocesano do Divino Espirito Santo

o   No mesmo período entre 2003 – 2008 também Vigário Episcopal para Administração, Moderador da Cúria e membro do Conselho dos Consultores e do Conselho Presbiteral.

02 de Julho de 2008 eleito pelo Papa Bento XVI Bispo Coadjutor da Diocese de Porto Nacional (TO)

04 de Novembro de 2009 após  renúncia por idade do predecessor Dom Geraldo Vieira Gusmão aceita pelo Papa, Bispo Diocesano de Porto Nacional (TO)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER