O Bispo Diocesano Dom Romualdo Matias presidiu na noite de ontem (11), às 19:00, a Missa dos Santos Óleos e da Unidade Diocesana, na Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês, em Porto Nacional – TO, Região Central do Estado. Na sua homilia Dom Matias enfatizou que os sacerdotes têm a marca de Cristo: “Vocês são escolhidos por Deus, não podemos parar nas dificuldades, a cruz faz parte desse ministério, vocês tem o selo do Cristo”.
Ao final da missa o Pároco da Catedral Pe. Eldinei Carneiro salientou sobre a teologia da celebração eucarística e fez os agradecimentos aos paroquianos: “Gostaria de apresentar as quatro relações do sacerdote que nos ensina o Papa Francisco: 1 – Com Deus, 2 – Com o Bispo, 3 – Com o presbitério e 4 – Com o Povo de Deus”. Ele Ainda falou dos quatro pilares da comunidade primitiva: A – Fração do Pão, B – Eucaristia, C – Oração e D – Obediência aos Apóstolos. E finalizou: “Aquilo que nos une é mais do que aquilo que nos separa” (Papa João XXIII). O Pároco entregou uma fotografia oficial do Retiro do Clero para os colegas. Os fiéis Professores Wellington e Tatá falaram sobre a alegria da celebração e destacaram a comunhão da Igreja.
O Bispo comunicou à comunidade que Pe. Eldinei será postulador do processo de beatificação do Pe. Luso. A missa foi marcada por belíssima liturgia nos cânticos e participação dos fiéis. Cerca de 40 clérigos concelebraram, dentre eles: Pe. Valdemir Alves, Vigário Geral, o Reitor do Seminário São José, Pe. Douglas Aires, o Chanceler Pe. Heldeir Gomes, os representantes do clero Padres Dorivan Ribeiro e Edisley Batista e os Monsenhores Juraci Cavalcante, Jones Pedreira e Juarez Gomes.
A missa foi animada pelo Ministro da Eucaristia pelo César Evangelista. Aproximadamente 700 pessoas participaram da celebração, a missa da Matriz foi transmitidas pelas Rádios Tocantins AM 580 e Porto FM 87,90 e nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube da Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês.
Texto: Padre Eldinei Carneiro

































