UM MINUTO COM MARIA

Eles se ofereciam como penhor para a liberdade dos prisioneiros!

No dia 23 de março de 2018, o coronel Arnaud Beltrame, tendo dado a sua vida para libertar um refém de um islamita, restabeleceu, com o seu gesto, as duas ordens de religiosos “Redentoristas” fundadas no início do século XIII por dois franceses, para libertar os cativos dos Bárbaros: são elas, a ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos e a ordem da Bem-aventurada Virgem Maria da Mercês, também conhecidas como a ordem dos Mercedários e a ordem dos Trinitários. Duas congregações que existem até hoje.

Em 1194, o provençal Jean de Mata, que nasceu em Barcelonnette (Alpes Franceses), teve uma visão, em que apareciam dois escravos acorrentados; um cristão e um muçulmano. Ele obteve do Papa Inocente III, a autorização para fundar uma comunidade voltada a libertá-los. Entre o início do século XIII e o término do século XVIII, a ordem trinitária conseguiu resgatar 40.000 prisioneiros! Quanto aos mercedários, eles acabam de comemorar seu 800º aniversário e receberam uma mensagem do Papa por esta celebração. O Papa convidou os religiosos a seguirem o exemplo de Maria, criando um elo entre “a humildade e a simplicidade de uma vida reclusa, completamente dedicada a Deus” e “o sacrifício dos antigos padres redentores, que se ofereciam como reféns em troca da liberdade dos prisioneiros”.

Os membros dos Mercedários somavam, aos três votos habituais da ordem, o de pobreza, de castidade e de obediência, um quarto voto. Eles formularam um voto de se entregar, como último recurso, a si mesmos, para libertar prisioneiros que não teriam ninguém que pagasse o seu resgate. Grandes personalidades honraram este compromisso: São Serapião da Argélia ─ arrancaram-lhe as vísceras, partiram seus membros e o estrangularam ─, em 1240; São Pedro Armengol, pendurado na forca, em 1266, e São Raimundo Nonato, martirizado, igualmente, em 1240.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This