VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Em Aveyron, encontra-se um fragmento do Santo Véu de Maria

Coupiac (comuna de l’Aveyron, França) possui, já há algum tempo, não inferior a cinco séculos, pelo menos, um considerável fragmento de um véu, que a tradição sempre considerou como tendo pertencido à Virgem Santíssima. A festa oficial de Nossa Senhora do Santo Véu acontece, sempre, no segundo domingo após a Páscoa.

A capela Nossa Senhora de Massiliergues se encontra a 800 metros, ao norte de Coupiac,: nela encontrava-se escondido o Santo Véu, que fora enterrado na areia, durante as Guerras de Religião, no século XVI. Pessoas piedosas conseguiram recuperar a santa relíquia das mãos dos protestantes que haviam devastado a região. As pessoas que a salvaram, esconderam-na no terreno ao lado do cemitério da paróquia. Elas pretendiam resgatá-la após a guerra, mas a morte as impediu. O lugar permaneceu secreto e a relíquia foi esquecida.

A tradição conta que um touro da aldeia vizinha, raspava, continuamente, a terra em volta do cemitério, proferindo gemidos extraordinários. Este touro não se alimentava; entretanto, era muito gordo. Intrigados, os habitantes cavaram aquele lugar. Apesar da umidade e da permanência bem prolongada sob a terra, a relíquia estava em perfeito estado de conservação.

Em 1968, um oratório, destinado a receber o relicário de cobre dourado contendo o Santo Véu, foi acomodado numa dependência do presbitério. A relíquia teria a particularidade de curar os olhos de pessoas com problemas oftalmológicos.

Fonte:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER