UM MINUTO COM MARIA

Em Bahreïn, Nossa Senhora da Arábia

Daqui a alguns dias, será inaugurada, em Bahrein (uma das monarquias petroleiras do Golfo pérsico), a construção de uma grande catedral, capaz de acolher mais de 2 mil fieis, num país que conta hoje, com aproximadamente 80.000 católicos. Segundo Monsenhor Camilo Ballin, vigário apostólico da Arábia do Norte, os trabalhos deveriam durar quatro anos. Assim, a partir do ano 2021, a catedral que será colocada sob a proteção de Nossa Senhora da Arábia, irá testemunhar a presença cristã sobre o solo muçulmano, de uma das mais poderosas monarquias petroleiras.

Se o Islã domina enormemente a paisagem política e religiosa de Bahrein ─ onde sobrepuja a religião do Estado e a Sharia (lei islâmica), fonte de todo o direito ─ existe, entretanto, um pouco mais de 8% de cristãos no Bahrein. E este número está em pleno crescimento: nos países onde existe o vicariato apostólico (Qatar, Arábia Saudita, Kuwait), as populações cristãs representam milhões, precisa Monsenhor Ballin. A grande maioria desses cristãos se oriunda da imigração, especialmente os filipinos, e muitos deles, indianos. Trazidos e somados à população, a imigração foi provocada pela forte necessidade de mão de obra no país, que construiu sua riqueza fundamentada no petróleo.

Nossa Senhora da Arábia tem, igualmente, a ambição de se tornar um polo de formação espiritual. Os padres poderão, por exemplo, acompanhar retiros ou, mesmo, ministrar cursos de catecismo. (…) Esta catedral responde, então, a uma verdadeira necessidade espiritual.

Podemos visualizar, nesta iniciativa, o sinal de abertura do Reino de Barhein ao pluralismo religioso.

Fonte: Aleteia, em Francês

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This