UM MINUTO COM MARIA

Em Embrun, Nossa Senhora dos Reis Magos

Embrun, cidade dos Alpes do Sul (França), era, até a Revolução Francesa, uma cidade prestigiosa e uma metrópole cujo esplendor se estendia muito além da Europa, graças ao célebre santuário dedicado a Nossa Senhora dos Três Reis (ou da Realeza). Efetivamente, Embrum era cidade mariana, desde o século IV, período em que São Marcelino lá construiu a primeira Igreja dedicada a Nossa Senhora da Natividade, mas, logo, logo, o santuário foi nomeado Nossa Senhora dos Três Reis, devido ao afresco do tímpano ─ espaço triangular ─, limitado pelos três lados do frontão de sua igreja, representando os três reis magos, vindos ao presépio, ajoelhar-se diante da Mãe de Deus e de seu Filho.

Carlos Magno fez construir, também em Embrun, uma suntuosa igreja-santuário, onde, durante toda a Idade Média, a Virgem dos três Reis atraiu grande quantidade de peregrinos de toda a Europa, de ultramar e mesmo da Ásia, que vinham se ajoelhar diante da Virgem da Realeza e dela receber inúmeras graças e milagres. Esta devoção tornou-se hereditária na família real francesa, a partir de Carlos VII. Note-se a peregrinação de diversos reis, como: Luiz XI, Carlos VIII, Luiz XII, Francisco I, Henrique II, Luiz XIII… Fato tão notável que o santuário foi intitulado popularmente de “peregrinação dos reis da França”.

Entretanto, no século XVI, as tropas da Reforma devastaram o santuário e destruíram o afresco da Virgem da Realeza: privada de seu afresco, a fonte dos milagres esgotou-se e a cidade de Embrun definhou, perdendo sua importância. Porém, a Igreja suntuosa, que Carlos Magno havia construído, foi restaurada e, desde o fim dos tumultos da Reforma, os peregrinos voltaram a chegar, e receberam as graças marianas, e isso, até os dias de hoje.

Irmã Marie-Monique de Jésus, O.P.

Em Une épopée mariale, Notre Dame du Réal d’Embrun, Notre Dame du Laus, (Uma epopéia mariana, Nossa Senhora da Realeza de Embrun, Nossa Senhora do Laus), livro editado pelo santuário N.-D. du Laus, 2007

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

agosto 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
  • Ministros
22
23
24
  • Norte3
25
26
  • Dentista
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This