UM MINUTO COM MARIA

Em Verdelais (França), a Virgem Santíssima ouve e atende o seu povo

No sudeste de Bordeaux (França), encontra-se o santuário de Nossa Senhora de Verdelais, consoladora dos aflitos. Sua história tem quase mil anos.

Na sexta-feira, 15 de julho de 1099, às 3h da tarde, em memória da crucificação, os cruzados atacaram os muros de Jerusalém. Géraud de Grave, cavaleiro de Saint-Macaire, na Aquitânia, participava da batalha. Ele faz um juramento: se saísse ileso, construiria um oratório para Nossa Senhora.

Em Jerusalém, retomada pelos muçulmanos, Géraud encontrou um ícone da Virgem com o Menino Jesus. Levou, então, aquele ícone de volta ao Ocidente. Retornando à casa, retirou-se numa densa floresta, onde os cultos pagãos subsistiam. Naquele sítio construiu um oratório, instalou o ícone da Virgem Santa e lá permaneceu, retirado, como eremita. Este fato deu início a um lugar de vida religiosa e de devoção popular à Virgem Maria, que dura até hoje.

Por 900 anos, nada impediu o povo de Deus que reconstruísse o santuário que receberia o nome de “Maria Consoladora dos aflitos”. A estátua da Virgem, que substitui o ícone original, manteve-se escondida em duas ocasiões: na Guerra dos Cem Anos e nas guerras de Religião e foi milagrosamente encontrada; na primeira vez, por uma mula, e na segunda, por um boi.

Pois, lá, os fiéis não são enganados: em Verdelais, a Santíssima Virgem ouve o seu povo. Os ex-votos que cobrem as paredes da basílica são testemunhas. Enquanto alguns são muito antigos, outros foram colocados nos últimos anos.

Hoje, a comunidade dos fiéis ora pela salvaguarda do santuário e para que uma presença sacerdotal seja sempre mantida, no local. Confiantes naquela que nunca os abandonou, os cristãos de Verdelais rezam à sua protetora, com um fervor, cada vez mais vigoroso.

L’équipe de Marie de Nazareth

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This