Exaltação da Santa Cruz.

A Igreja celebrou neste último sábado (14) a festa da Exaltação da Santa Cruz. Fico a pensar, qual será o mistério de tal celebração? Falar deste mistério é um grande desafio, pois para aqueles (aqui me coloco) que não tiveram uma formação Teológica chega a ser impossível buscar termos e citações que melhor definem e expressam tal. Mas arrisco-me em escrever diante da experiência e do grande amor que tenho pela Cruz e o que ela significa.

Faço uso das palavras do papa Francisco na busca de uma melhor compreensão sobre este mistério. O Papa afirma que “O MISTÉRIO DA CRUZ SÓ PODE SER COMPREENDIDO COM A ORAÇÃO E AS LÁGRIMAS”.

Falar da Cruz é uma tarefa interminável, pois exprime tamanha profundida que nem mesmo mergulhando nas profundezas dos oceanos conseguiremos expressar a sua mística.

Na primeira afirmativa o Santo padre fala da compreensão mediante a oração. Tal verdade, desperta no interior humano a necessidade de mergulhamos no grandioso e inesgotável amor de Deus. A oração nos ajuda a aceitamos a Cruz em nossa vida e nela abraçamos as graças que brotam daquele que foi levantado no madeiro.

São João 19, 33, fala que “os soldados vendo que Jesus já estava morto não quebraram nenhum osso do seu corpo, mas o traspassaram – lhe o lado com uma lança e imediatamente saiu sangue e água”. Tal atitude mostra-nos que mesmo pendido no alto da cruz e já morto, o Cristo mediante ao seu amor derrama sobre a Terra todo o seu sangue e água, como prova de total entrega e amor para com a humanidade.

O Papa Francisco fala sobre as lágrimas. Essas certamente têm rolado do rosto de milhares de pessoas diariamente. As lágrimas nada mais são que a prova viva da necessidade da alma em abraçar a cruz destinada a cada um.

Simão de Cirene mesmo não entendendo o que lhe impuseram, ajudou o Cristo a carregar a cruz no caminho do calvário. Certamente neste momento Simão sentiu na alma a dor do Cristo rumo a crucificação. Segundo um ditado popular as lágrimas são o espelho da alma, certamente neste dia, queremos expressar com a nossa alma o que nos foi dado através da cruz: A salvação.

Seminarista Wesley Borges