VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Fazenda da Esperança promove Encontro

No último final de semana (13/10), aconteceu em Porto Nacional – TO, na Fazenda da Esperança a 10ª edição da Festa da Esperança, aonde milhares de adultos e jovens vindos das diversas cidades do Estado estiveram presentes.

As duas sedes da Fazenda da Esperança, a masculina de Lajeado – TO e a Feminina de Palmas – TO, também marcaram presença.

Como foco para reflexão, foi proposto o tema: Uma Família Missionária que Vive a Comunhão experimenta a alegria. Para Dom Romualdo, “nós devemos guardar a memoria de Deus em nossa vida  e que devemos recuperar essa memória”.

O Bispo falou em seu discurso sobre a “exigência do amor”, destacando que “o amor é exigente e não pensar só no eu, e sair do mundo do egoísmo, colocar Deus  em nossos relacionamentos”.

Vários testemunhos chamaram a atenção pelo fato de não ter vergonha de mostra a realidade vivenciada antes e depois de ingressa na Fazenda. A responsável pela Fazenda da Esperança Feminina de Palmas Gabriela, falou sobre seu testemunho antes e depois que ela conheceu a fazenda.

Ela de forma emocionada, falou que “eu não tive família e fui criada em um abrigo. Com 8 anos de idade fugi pra rua e lá fui morar, fui abusada e usava drogas, fui para FEBEM. Cometi delitos vários delitos. Eu era um monstro. Fui prostituta, tinha uma divida com um traficante e tive que sair com ele para pagar essa divida, e comecei a sentir fortes dores na barriga, foi aí que pedi ajuda as pessoas. Elas nos ajudaram, levavam sopa pra gente. Levaram-me ao médico, foi quando descobri que estava grávida. Queria de todo jeito tirar a criança. Foi ai fiquei mais revoltada. Quando fui pra ganhar a criança, me levaram para um hospital de freiras. Eu gritava falando pra tirarem aquilo de mim. Lembro que uma freira chegou perto de mim e começou a caricia-me e eu dizia, tira essa mão de mim, por que até então, todas as pessoas que aproxima de mim é pra me maltratar. A criança nasceu e foi levada pra adoção. Eu, voltei pro mundo das drogas, mas cada cigarro que eu fumava não tinha mais o mesmo sabor, pois, minha consciência pesava. Um dia, eu estava fumando um cigarro debaixo de uma coberta, vi uns pés pretos, era uma freira me oferendo ajuda e eu não aceitei. Dizia que eu não tinha mais jeito, mas ela insistiu um mês e falou sobre a Fazenda Esperança. Aceitei, pensando em comer e voltar pra rua. Algo diferente aconteceu. Pois lá, todos me tratavam com muito carinho e quando tive encontro com Deus, confesso que fiquei assustada por saber como é grande o seu amor por cada um de nós. Graças a Deus, faz 8 anos que estou limpa e recuperei meu filho.

A festa da Família da Família Esperança acontece anualmente, como forma de proporcionar ao reeducando o convívio com a sociedade e como forma de trocar experiências, buscando na partilha a força para buscar mudar de vida. O  encerramento foi com a Santa missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Romualdo e padres da região.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER