FESTA DA PADROEIRA ATRAI MILHARES DE FIEIS

Nos seus 203 anos de história, a Paróquia Catedral de Nossa Senhora das Mercês possui um histórico de grandes celebrações festivas e culturais. Este ano, o novenário contou com um diferencial pra lá de especial. A imagem da Padroeira percorreu as paroquias da cidade de Porto Nacional, bem com as cidades circunvizinhas durante quinze dias que anteciparam a festa.

Nesta terça-feira (24) aconteceu a Celebração Eucarística em honra a padroeira da Diocese de Porto Nacional e da cidade de Porto Nacional – TO. Às 07 horas da manhã saiu do Parque de Exposição Agropecuária de Porto Nacional a cavalgada, percorrendo as principais ruas e avenida da cidade com a Imagem de Nossa Senhora das Mercês. Muitos devotos acompanharam esse trajeto a pé, com  bicicleta, moto e carro.

A celebração contou com a presença de vários padres, religiosas e seminaristas, bem como a presença de autoridades civis.

O Bispo Diocesano Dom Romualdo em sua reflexão destacou sobre a necessidade de fazemos uma experiência concreta com o Senhor, pois somente assim preencheremos o vazio existente em nossa alma. Nesta certeza, o bispo salientou que “Nós sabemos que as portas do mundo nos leva a um vazio interior. Amados irmãos, sem a alimentação da Fé, nós não vamos pra frente. Por isso, devemos buscar no Senhor a forma para não cairmos no vazio. Busquemos a conversão em nossas vidas”.

Dom Romualdo destacou também a importância da Fé na vida do cristão, uma vez que ela é a fonte da força que brota do coração desejoso por Deus. Ele salientou ainda sobre a recuperação que a Fé possui em nossa vida, uma vez que nos abrimos para vivermos o seu mistério. Destacou que “A Igreja não é nossa é do Cristo. Deixemos apaixonar por Jesus, assim seremos novas criaturas. A Igreja é sempre uma proposta de vida e uma nova forma de viver. Temos que despertar a Fé, a Esperança e a Caridade no coração de todos e estejamos prontos para irmos ao encontro do outro”.

No termino da celebração o testemunho do Ex-pastor Sidney Veiga atraiu ainda mais a atenção dos fieis. Ele  falou sobre a sua experiência com Nossa Senhora e  conversão ao catolicismo. Veiga ainda falou sobre a importância de Maria em sua vida e das graças recebidas através da sua intercessão.

Para encerrar a festa na parte da manhã aconteceu o tradicional almoço no Seminário São José.

Curiosidade / Novidade na Festa

Dentro da programação do novenário, o Festival da Juventude Católica teve  grande destaque. Como o tema: FESTIVAL DA JUVENTUDE, O CORAÇÃO DA PARÓQUIA BATE AQUI atraiu centenas de jovens e adultos para a Catedral Diocesana. Segundo Antônio Cardoso um dos palestrantes do encontro, o jovem precisa perceber que sua vida é algo bom, que ela precisa ser cultivada e regada, pois somente assim seremos uma sociedade melhor. Cardoso ainda destacou que “Fazer algo da vida é um conhecimento extraordinário. Vocês não tem ideia de como é bom realizamos um sonho, onde olhamos para tudo e vemos que valeu a pena para passamos por tudo para vivermos um sonho”.

Para Ricardo Amorim, um dos organizadores do Festival, o objetivo deste encontro foi trazer a Jornada Mundial da Juventude para as comunidades. “Assim não deixaremos morrer a experiência vivida na JMJ e certamente viveremos melhor o seguimento de Jesus” frisou Amorim.