Festa de Pentecostes na Comunidade Divino Espírito Santo, em Campos Belos – GO, um Momento de Devoção e Renovação da Fé.

Ao longo dos últimos dez dias, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campos Belos – GO, esteve envolta realização dos festejos do Divino Espírito Santo. A festa iniciou na noite de 06 de maio, com a celebração do primeiro dia do novenário e foi encerrada com a grande festa de Pentecostes.

Ao longo destes dias muitos fiéis participaram da festa e a comunidade também acolheu padres visitantes: pe. Lucas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pe. Luiz Antônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ambos da cidade de Gurupi. Padre Marquinélio, da Paróquia de Santo Antônio, em São Valério – TO,  e também do vigário geral da Diocese de Porto Nacional, padre Valdemir.

Durante o período da novena, dois eventos marcaram a máxima expressão do diálogo entre fé e cultura: a Folia do Divino Espírito Santo percorreu a zona rural do município e cavalgada em honra ao Divino Espírito Santo, que aconteceu na manhã de sábado, 13, e contou com a participação de cerca de trezentos (300) cavaleiros e amazonas. Momentos intensos, marcados pela fé do povo de alma sertaneja.

O dia de Pentecostes teve a liturgia marcada pela vinda do Espírito Santo, que é a promessa de Cristo aos seus discípulos. Portanto, é por meio dele que a Igreja deve caminhar e assim renovar os Dons que vem do Alto. Na ocasião, padre Luiz Alberto disse que os Dons recebidos santificam a comunidade e refletem a sintonia de Deus com a trindade santa. Assim como disse o apóstolo Paulo, para receber o Espírito Santo é preciso estar com o coração aberto e fazer uma reconciliação consigo mesmo e com a Igreja.

O celebrante destacou ainda que cada um tem um dom ou algo a ser doado à comunidade. Na ocasião enfatizou, os dons são diversos, mas o Espírito de Deus é um só. Complementando disse que para se cumprir a promessa de Deus, não se deve ter medo de doar esses dons. Ninguém é mais do que ninguém, pois Jesus Cristo é misericórdia e acolhe sem distinção, por isso deu-nos a paz. E é esta paz que Jesus quer trazer para nossas vidas e para nossa comunidade através dos dons do Espírito Santo.

Concluindo ele destacou que Jesus deixou esta missão aos apóstolos e à igreja: “A paz esteja convosco. Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio!”.

PASCOM – Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora da Conceição Campos Belos – GO