VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Festejo do Divino Espírito Santo de Santa Rosa do Tocantins Retorna Depois de Três Anos

Depois de três anos, considerando um acidente com a família que faria a festa em 2019, e dois anos da pandemia, aconteceu a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em Santa Rosa do Tocantins – TO. As festividades tiveram início com o encontro das folias no último dia 18, que lotou a praça da matriz, já no dia 19 foi a festa do Capitão do Mastro Lorival  Rodrigues Campos (Neguim) e Leiliane Sales Araújo.

A missa foi presidida pelo Pároco Pe. Valdemir Alves e concelebrada pelo Pe. Eldinei Carneiro, Pároco da Catedral, que fez a homilia. Foi uma linda festa com levada do mastro e distribuição de comidas típicas. Já na manhã do dia 20, a Missa Solene do Divino Espírito Santo, também presidida pelo Pároco Pe. Valdemir Alves e concelebrada Pelos Padres Dorivan Ribeiro (Silvanópolis – TO), Eldinei Carneiro (Porto Nacional – TO) e Deusimar Dias (Gurupi – TO), que são filhos da terra. Pe. Valdemir e Pe. Eldinei falaram em entrevista sobre a importância da festa: “É uma vivência da Igreja Primitiva, o Espírito Santo é o maior dom de Deus”.

Os festeiros e autoridades deram também entrevistas destacando o retorno da festa e alegria de fazê-la. Antes e após a missa houve o tradicional cortejo do imperador Bertulino Rodrigues Bonfim (Miúdo) e Maria do Carmo dos Santos (Carmen). Das autoridades civis estiveram: o Prefeito Levi Teixeira e sua esposa Celma Regina Teixeira, o Vice-Prefeito Domingos Rapaz e sua esposa Kedyna Teixeira, o Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Deputado Antônio Andrade, Dep. Clayton Cardoso, os vereadores, os Ex-Prefeitos Ailton Araújo e Domingão Ferreira. O novo Imperador será o Vereador Cleudivan e o Capitão do Mastro Marcos Dione (Vereador Lalau).

Texto: Padre Eldinei Carneiro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER