Na noite desta segunda-feira (04), fiéis da paróquia em Gurupi celebraram o dia de São Brás que é considerado o protetor da garganta e ficou conhecido porque, com uma oração, conseguiu tirar uma espinha da garganta de um menino que estava a morrer, sendo considerado desde então o patrono de todos os que sofrem com aflições da garganta.
Pe. Eldinei destacou a vida de santidade e opção para viver a vontade de Deus. “O mal está presente no mundo, seja ele físico, moral ou espiritual, a benção de Deus afugenta todo espécie de maldade, que São Brás proteja hoje e sempre nossa garganta, assim como uma mãe clamou pela sua filha que estava engasgada por uma espinha, que ele nos livre de todas as patologias”, exortou. E todos receberam a benção na garganta pelas mãos do sacerdote com muita devoção e fé.
São Brás era médico, sacerdote e bispo, nasceu na cidade de Sebaste, Armênia perto do ano 300. Protetor contra os males da garganta e dos animais. Foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu ofício para ajudar a todos sem discriminação. Logo sua fama se espalhou e foi perseguido, preso, torturado e morto, tornou-se um mártir pois não negou a Deus.
Oração a São Brás
Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.
São Brás, rogai por nós. Amém.
A bênção de São Brás:
Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-bras/132/102/#c
Fotos: Comunidade