Sem categoria

Filho da Primeira Ministra da Polônia é Ordenado Sacerdote.

E a família manifesta sua grande alegria sem qualquer vergonha ou temor de viver a fé católica em público

Este é um dia histórico para a nossa família, uma grande festa! Estamos extremamente felizes e orgulhosos”, declarou aos jornalistas Beata Szydło, primeira-ministra da Polônia, após a Santa Missa celebrada por seu filho, o pe. Tymoteusz Szydło, 25 anos.

Ele recebeu o sacramento da ordem sacerdotal neste sábado, 27 de maio de 2017, na catedral de São Nicolau de Bielsko-Biała, e celebrou a sua primeira missa no dia seguinte em Przecieszyn, sua cidade natal. Participaram de ambas as celebrações a mãe do jovem sacerdote, Beata, primeira-ministra da Polônia; o pai, Edward, e o irmão menor, Błażej.

Assim como os outros doze sacerdotes recém-ordenados na diocese, o pe. Tymoteusz se preparou durante seis anos de formação no seminário da arquidiocese de Cracóvia.

O fato despertou debates sobre os seus precedentes na história moderna: será que há ou não há outros casos de ordenação sacerdotal do filho de um chefe de governo em atividade no mundo atual? Recorde-se que Paul Adenauer, filho do primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, Konrad Adenauer, também era sacerdote católico. Mas o fato de que o filho de uma primeira-ministra ou primeiro-ministro seja ordenado sacerdote durante o governo da mãe ou do pai certamente não é nada corriqueiro.

A primeira-ministra da Polônia é abençoada por seu filho

Durante a sua primeira missa, o pe. Tymoteusz Szydło manifestou seu agradecimento primeiramente (e diretamente) a Deus:

“As palavras humanas não podem expressar a gratidão que te devo, meu Deus! Por isso, eu posso apenas te pedir humildemente que me conserves no Teu santo serviço!”

Em seguida ele se dirigiu à família, amigos e vizinhos:

“Rezem por mim. Não peçam que eu seja excelente, ou que nenhum mal me aconteça, ou que eu triunfe, mas que eu viva a minha vida como um sacerdote deve viver, porque é isto que eu sou agora: um sacerdote”.

No final da celebração da Eucaristia, o jovem padre abençoou os fiéis presentes, incluindo os seus pais. As redes sociais polonesas republicaram a cena da primeira-ministra ajoelhada ao lado do marido recebendo a bênção do filho sacerdote!

Ao apresentar seu filho aos jornalistas, Beata Szydło declarou:

“Ele recebeu ontem as ordens sagradas na catedral e hoje rezou a sua primeira Santa Missa na paróquia do seu lar, para os nossos vizinhos e familiares. Foi aqui mesmo que ele foi batizado, fez a Primeira Comunhão e foi coroinha. Estamos cheios de alegria! É um dia histórico para a nossa família, uma grande festa! Estamos extremamente felizes e orgulhosos!”

Em uma entrevista de 2015 para a revista Niedziela, Beata Szydło já tinha falado sobre a vocação do filho:

“Quando o nosso filho Tymoteusz veio nos dizer que ia entrar no seminário, eu soube que não havia discussão possível. Meu marido diz que ele segue os meus passos em muitos aspectos: é coerente e tão persistente quanto eu. Nunca vi que ele tivesse dúvidas sobre isso. Rezamos muito durante os seus anos de formação. Eu simplesmente desejo que ele seja um bom sacerdote e tenho certeza de que ele vai ser”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This