Sem categoria

Florianópolis sedia o seminário Acordo Brasil – Santa Sé: implicações jurídicas e administrativas

Começou na terça-feira, 04, o Seminário Acordo Brasil – Santa Sé: implicações Jurídicas e Administrativas, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O evento é uma organização do Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina (ISDCSC), em parceria com a Arquidiocese de Florianópolis e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante todo o dia, cerca de 300 participantes, entre 13 bispos, 106 padres, religiosos e leigos, de todo país, puderam acompanhar diversas palestras, tendo como enfoque o Decreto Legislativo 7.107/10, o Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

Também no evento, o arcebispo emérito de Aparecida, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis traçou linhas gerais sobre o Acordo e falou sobre os desafios de colocá-lo em prática. “Esse é um instrumento de tutela da liberdade da Igreja de servir ao povo brasileiro e à missão a ela confiada por Nosso Senhor Jesus Cristo”, enalteceu ele, que é Presidente da Comissão Episcopal para o Acordo Brasil – Santa Sé.Após o credenciamento e o momento de oração, o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da participação de pessoas de seguimentos diversos na conferência. O diretor do ISDCSC, Pe. Tarcísio Pedro Vieira também agradeceu a presença expressiva de público e convidou a todos para conhecerem o instituto, recentemente instalado em Santa Catarina.

O tema de abertura do Seminário foi trabalhado pelo padre Eugênio Carlos Callioli, que é Vigário da Delegação do Opus Dei para a circunscrição de São Paulo. Ele fez uma abordagem histórica sobre o fator religioso no ordenamento jurídico brasileiro. Em seguida, o Frei Evaldo Xavier Gomes explicou quem é a Santa Sé e quais são os princípios que regem o Acordo.

Na parte da tarde, o palestrante foi o advogado e assessor jurídico canônico da CNBB, Hugo José Sarubbi Cysneiros de Oliveira, que aprofundou a questão da personalidade jurídica da Igreja e os aspectos tributários das organizações religiosas. Ao final, os participantes puderam fazer perguntas ao conferencista.

O Seminário Acordo Brasil Santa Sé vai até quarta-feira, 05, com uma extensa programação de palestras e atividades.

Texto: Jornalista Juliana Valiati

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
  • Reunião do…
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This