Notícias Diocesanas

Forania de Alvorada

Depois de uma jornada de reuniões para as instalações das novas áreas de pastorais (Vicariatos Forâneos), instalou-se a sétima forania da Diocese de Porto Nacional, com sede em Alvorada. Esta nova região pastoral, compreenderá os municípios que margeiam a rodovia Belém Brasília (BR 153). Abrangendo as paróquias: São Francisco de Assis (Alvorada); São Sebastião (Talismã); São João Batista (Figueirópolis); Nossa Senhora Aparecida (Cariri); São João Batista (Aliança do Tocantins); Nossa Senhora de Fátima (Fátima).

Nesta forania estiveram presentes: Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese; Pe. Jucimar; Pe. Divino; Pe. Edilvan; Pe. José Fernando; Pe. Vagner e Diác. Beno. A reunião aconteceu nas dependências da Igreja São Francisco em Alvorada. Como nas outras foranias esta reunião iniciou, com oração e invocação da padroeira dessa diocese Nossa Senhora das Mercês, bem como o padroeiro da Santuário Diocesano Senhor do Bonfim.

Uma das propostas deste encontro foi refletir sobre o dinamismo pastoral desta forania, que de modo peculiar, situa-se nas margem de uma das rodovias mais importantes do Brasil. Diante disso, como fazer com que nossa pastoral atinja o povo de Deus fazendo-os sentir membros vivos da Igreja? Dom Romualdo mencionou que devemos nos abrir para a mudança e movimentar nossa diocese para dar mais qualidade religiosa para o povo de Deus. Urge uma necessidade de formular uma linha pastoral para a diocese, preservando seus carismas sem perder a qualidade dos trabalhos pastorais, sobre tudo enfatizar a missão evangelizadora.

Dom Romualdo pensa em um projeto evangelizador para dar nova vida a esta Igreja primaz, mãe do Tocantins. Mãe, porque acolhe e ama e vida nova, pois, precisa oferecer alento àqueles que buscam conforto nas aflições. Pensando neste slogan, Dom Romualdo citou o Livro João 10,10: “Eu vim para que todos tenham vida”, o Cristo que vem de Deus para dar vida, ao mundo. Neste versículo, talvez, um slogan da pastoral nesta diocese: “Porto Nacional a Mãe a serviço da vida”, ou “Igreja mãe que dá a vida nova”. Enfim, Dom Romualdo salientou que precisamos dar um “rosto” para a Igreja de Porto Nacional, uma Luz, uma pista para evangelizar o povo de Deus.

Outro objetivo foi a escolha do vigário forâneo (Pe. Jucimar) e assessores das pastorais familiar (Diác. Beno), juventude (Pe. Divino) e vocacional (Pe. José Fernando). Dom Romualdo destacou que os ministros ordenados estão inseridos na atividade pastoral para ser sinal, luz, lembrando que devemos sair de si e ir para o encontro do outro. Os padres devem “puxar na frente” com dinamismo e entusiasmos. Nesta ocasião, fez-se a leitura dos cânones 553-555, capítulo VII, Dos Vigários Forâneos. Em sequência, o novo vigário foranêo indicou que a primeira missa do mês, que é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, para que os sacerdotes deste vicariato, rezem na intenção desta região, sobretudo, pela santificação e unificação do Clero.

Em suma, a reunião foi muito produtiva e participativa. No final, fizeram os comunicados diocesanos: a) que os padres repassem, via cúria diocesana, as coletas nacionais; b) o vigário forâneo agende na cúria diocesana uma data para o curso de secretárias paroquiais; c) alertou aos párocos, para que cumpram as dadas limites de entregas das pastas administrativas na cúria diocesana; d) acontecerá o I Congresso Missionário do Tocantins em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro, deste ano. Que as paróquias se esforcem para enviar três representações por paróquia; e) Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins, e que a Romaria da Juventude diocesana acontecerá, no dia 23 de Novembro, em consonância com a VII sessão sinodal, no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim, em natividade, povoado do Bonfim; f) impeliu os párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações de equipamentos funcionais e de mobílias para o seminário propedêutico de São José. Em sequência, comunicou que nos dias 14 e 15 de outubro, acontecerá a formação do clero no Centro de Formação Dom Alano em Gurupi. O tema será “Relações interpessoais” e assessor Pe. Linoel da diocese de Tocantinópolis; g) leitura e esclarecimentos do decreto sobre as Folias, patrimônio imaterial da Diocese de Porto Nacional; h) que os párocos façam assembleias paroquiais para avaliarem as pastorais ativas na paróquia e que a partir disto, preparem um plano de ação pastoral, tendo por base as diretrizes pastorais e diretório dos sacramentos da diocese; i) em referência ao sorteio da rifa (Moto) em prol do seminário será no dia 12 de outubro.

Entre os comunicados deu destaque para as datas das Ordenações Presbiterais: Diác. Francinaldo para o dia 16 de novembro as 18h, em Taguatinga na Paróquia Nossa Senhora da Abadia. Diác. Luiz Alberto da Silva para o dia, 07 de Dezembro em Jaú do Tocantins as 19h e do Diác. Marquinélio, dia 08 de Dezembro em São Valério as 9h.

Pela proteção de São Francisco de Assis, terminada a reunião, os padres concelebraram com Dom Romualdo, a Santa Missa.

 Pe. Alex Daniel, assessor diocesano de pastoral.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This