Forania de Gurupi Realiza Peregrinação à Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

A Forania de Gurupi realizou nesse sábado (09), a Peregrinação à Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional. A Peregrinação sempre acontece depois da Visita da Imagem à Forania, onde permaneceu por uma semana. Ao chegar na Casa da Mãe, os peregrinos tiveram uma programação intensa, tudo começou na parte da manhã com uma linda acolhida feita na Catedral pelos Padres Pedro (Pároco) e Eldinei (Coordenador Diocesano de Pastoral). Após a acolhida, o missionário César Evangelista (Equipe de Peregrinação) explicou o trajeto dos peregrinos. Em seguida foi servido o café da manhã. Posteriormente César falou da história Cadetral e do Seminário São José. Do Seminário os fiéis partiram para a Igreja São Judas Tadeu (Igreja do Pe. Luzo), para conhecer a história e a vida desse grande santo da nossa Diocese. Terminada a visita na Igreja São Judas Tadeu, a Forania seguiu para a Fazenda Esperança São Domingos, onde houve um testemunho dos Padrinhos e ainda de dois internos. Em seguida todos almoçaram. Depois do almoço, os peregrinos conheceram o Colégio Sagrado Coração de Jesus. A peregrinação continuou na Catedral com a Santa Missa; às 14h00, a missa foi presidida pelo Pároco da Paróquia São João Batista e Vigário Forânio, Pe. Vanderlan. Concelebraram a missa os Vandermir (Vigário Geral) e Eldinei (Coordenador Diocesano de Pastoral). A missa foi auxiliada pelo Diácono Francisco de Gurupi. Na homilia partilhada, Pe. Vanderlan falou da sua emoção: “Estou muito feliz, quando percorri esses caminhos recordei da minha infância em Porto Nacional, isso renova meu sacerdócio”. O Pe. Valdemir destacou o efeito da peregrinação: ”Receber a Mãe em nossas Paróquias é sempre motivo de alegria, percebemos como o povo gosta de Maria, isso fortalece a nossa fé”. O Pe. Eldinei enfatizou a particularidade dos peregrinos e agradeceu aos sacerdotes: ”Essa peregrinação marca de maneira profunda a vida e espiritualidade dos nossos fiéis, cada Forania tem sua particularidade, a Forania de Gurupi demonstrou a força da oração e contemplação. Agradeço meus irmãos sacedortes que empenharam para essa graça acontecer”. Dom Romualdo (Bispo Diocesano) chegou ao final da missa e falou sobre a peregrinação: ”Vejo tudo isso como sinais de Deus na nossa Diocese, agradeço ao Coordenador de Pastoral, os padres e os fiéis, vocês estão fazendo acontecer, faremos uma grande festa com apoio de todos”.  Os Padres Diniz e Luiz Antônio também participaram da peregrinação, mas não puderam permanecer na missa, devidos compromissos paroquiais. A peregrinação continuará com as demais foranias, a próxima é a Forania de Alvorada, as visitas começará no dia 17 (Domingo). Foi um dia de oração e muita fraternidade! Esta programação será vivenciada por todas as foranias diocesanas até a festa do Ano Centenário nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho e 2015. Forania é uma espécie de um regional, formado por várias paróquias. A agenda das demais foranias para a peregrinação à Igreja Catedral é a seguinte:

23 de maio Forania de Alvorada
06 de junho Forania de Campos Belos