Notícias Diocesanas

Foranias em Ação

Aos vinte e três dias do presente mês de Agosto de 2013, aconteceu, na Paróquia de Nossa Senhora da Abadia em Gurupi, a primeira reunião da Forania de Gurupi. Apenas o município de Gurupi formou uma Forania, pois, nela há seis paróquias, cuja realidade pastoral é urbana.

Estavam presentes nessa reunião: Dom Romualdo Matias Kujawski, Bispo Diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alexsandro Daniel da Siva Bento, assessor de pastoral da diocese; Pe. Marcos Aurélio Ramalho Alves, pároco da paróquia Nossa Senhora da Abadia; Pe. Valdemir Alvez de Sousa, pároco da paróquia Santo Antônio; Pe. Vanderlan Cunha dos Santos, pároco da paróquia de São João Batista; Pe. Juarez Gomes da Silva, pároco da paróquia de São Judas Tadeu; Pe. Diniz Bezerra da Silva, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida; Pe. Sebastião Pereira Brito; Pe. Osterval Gomes da Glória; e ainda contamos com a presença dos Diáconos Fabiano de Freitas Menezes e Heldeir Gomes Carneiro. Estiveram ausentes o Pe. Osman Pinto de Castro, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Diácono Adão Cândido de Oliveira.

Preocupado em dar novo ritmo à pastoral diocesana, o Senhor Bispo Diocesano, deseja enxergar maior dinamismo na evangelização de nossa Igreja Particular de Porto Nacional. Dom Romualdo, destacou que os ministros ordenados são chamados a viver o chamado a conversão, a convivência, sentir a fraternidade e, assim, poder renovar a cada dia o compromisso como ministros da evangelização.

Para instalar, de fato, a Forania, os senhores padres sugeriram escolher o vigário forâneo por votação, num clima mais democrático. Assim, Dom Romualdo aceitou a escolha para Forâneo de Gurupi, Pe. Marcos Aurélio Ramalho Alves. Quanto as nomeações dos assessores das pastorais (Familiar, Juventude e Vocacional), em nível de Região, a pedido do Vigário Forâneo Pe Marcos Aurelio, ficou para definir na próxima reunião da Forania.

Após isto, seguiu-se a pauta onde o Bispo pediu a participação das paróquias no Congresso Missionário do Tocantins que acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro, deste ano. Exortou aos Párocos que façam assembleias paroquias para levantamento das pastorais ativas nas paróquias. Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Impeliu os Párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações dos equipamentos funcionais para o Seminário Propedêutico de São José. Entre outros pontos da pauta o Sr. Bispo Romualdo animou os Padres a programarem a romaria da juventude gurupiense para o Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim.

Enfim, terminada a reunião os Padres concelebraram com o Sr Bispo a Santa Missa na paróquia de Santo Antônio, com a participação do povo de Deus.

Fica para nossa reflexão: a experiência e a verdade são os elementos que dão sentido à evangelização. Evangelizamos para transformar este mundo em que vivemos em Reino de Deus, através da boa notícia, Jesus Cristo é o Salvador. Todos os homens e mulheres, pecadores ou no caminho à santidade são destinatários do Evangelho.

Eu, Pe. Alexsandro Daniel, lavrei a presente ata.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

abril 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
  • Forania de…
8
9
10
11
12
  • Assembleia…
13
14
15
16
  • Voo: LA 45…
17
18
  • Diaconato
19
20
  • Forania Ta…
21
  • Forania Ca…
22
23
24
25
26
27
28
29
  • Pastoral d…
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This