VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Formação da Campanha da Fraternidade na Forania de Natividade.

Aconteceu no dia 15 de fevereiro, sábado, na cidade de Natividade, o encontro com diversos representantes de pastorais e movimentos das cinco paróquias da Forania de Natividade para a formação sobre o tema da Campanha da Fraternidade.

No caminho de conversão quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Tráfico Humano e Fraternidade é o tema da Campanha para a Quaresma de 2014. O lema é inspirado na carta aos Gálatas: “É para liberdade que Cristo nos libertou” (5,1).

O tráfico humano viola a dignidade humana e explora a pessoa em várias atividades, sobretudo sexualmente. Porém, cabe ressaltar que existem outras formas de exploração, como, por exemplo, o trabalho escravo, as adoções ilegais e até a remoção de órgãos, etc. Segundo o Papa Francisco: “O tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas!”.

Neste encontro de formação estiveram presentes o Assessor de Pastoral, Monsenhor Jones Pedreira; Pe. Adriano José, Vigário Forâneo da Forania de Natividade; Pe. José Francisco, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade; Pe. Marquinélio, Vigário da Paróquia Santa Antônio, em São Valério; Irmã Flora, responsável pela Paróquia N. Sra. da Conceição, em Conceição do Tocantins, Irmã Lúcia, Dominicana e representante da Pastoral da Criança. Além destes, diversos leigos e leigas.

O encontro terminou com o almoço e o estudo foi de grande proveito e aprofundamento, segundo o depoimento daqueles que estiveram presentes.

Pe. Adriano José, Vigário Forâneo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER