Sem categoria

I Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal: Dom Philip: “precisamos sonhar, mas ter os pés no chão, conhecer a realidade… exigências do trabalho missionário”

O Norte III é o regional recém-criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua instalação aconteceu no dia 7 de Agosto, com uma celebração eucarística, em Palmas (TO). O presidente é dom Philip Dickmans, bispo da diocese de Miracema do Tocantins. Segundo ele, foi um processo de dois anos que contou com o apoio dos bispos do regional Centro Oeste de outros em nível nacional.

Com presença confirmada no 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, ele reconhece os desafios da evangelização a partir da criação do Regional, e reforça a ação de algumas dioceses do Estado do Tocantins que desempenham um trabalho com rosto missionário.

Dom Dickmans lembrou o pedido do Papa Francisco, em sua vinda ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude para que a Igreja Católica seja mais presente na Amazônia.

O trabalho missionário segundo dom Philip exige muitos desafios, e um dos principais no regional Norte 3 é sensibilizar as pessoas batizadas que elas também têm a missão de anunciar a palavra de Deus. Não é um trabalho somente dos missionários: “precisamos sonhar, mas ter os pés no chão, conhecer a realidade, e isso nós estamos percebendo em nosso Regional e com certeza na Amazônia não é diferente”.

Sobre a atuação das igrejas evangélicas, dom Philip é enfático: “não precisamos ficar assustados e nem ter medo dos evangélicos, quem fala de Deus, fala da Igreja. E lembro quando o Santo Padre pediu uma Igreja agitada e em missão”, reiterando a necessidade da conversão dos fiéis.

A criação do regional fortaleceu o sentimento de ligação do norte de Goiás e o Estado do Tocantins com a região Norte. “Isso esclarece mais a nossa identidade. E nós conseguimos em pequenos projetos e ações, avançar nesta parte missionária. Nos identificamos com uma Igreja que tem condições de incluir as pessoas”, disse, com entusiasmo e esperança da criação de uma escola missionária para formação de leigos para que possam fazer o trabalho de evangelização nessa região da Amazônia.

Regional Norte 3

O Regional Norte 3 é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620, Km² e formado por 139 municípios, e mais sete municípios do estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

É composto pela arquidiocese de Palmas/TO, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristolândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).

Possui 178 paróquias, contando com a presença de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 novas comunidades e milhares de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Conta ainda com um seminário que acolhe atualmente cerca 45 estudantes na Filosofia e Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.

No período de 18 a 20 de Outubro, o regional Norte 3 realizou o Congresso Missionário de Tocantins, com o tema Fé, vida em missão, considerada uma preparação para o 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.

Ercio Santos/Coordenador da Equipe de Comunicação

Aritana Aguiar/Equipe de Comunicação

com informações da CNBB

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This