I Encontro da Igreja Católica da Amazônia Legal: Dom Philip: “precisamos sonhar, mas ter os pés no chão, conhecer a realidade… exigências do trabalho missionário”

O Norte III é o regional recém-criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua instalação aconteceu no dia 7 de Agosto, com uma celebração eucarística, em Palmas (TO). O presidente é dom Philip Dickmans, bispo da diocese de Miracema do Tocantins. Segundo ele, foi um processo de dois anos que contou com o apoio dos bispos do regional Centro Oeste de outros em nível nacional.

Com presença confirmada no 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, ele reconhece os desafios da evangelização a partir da criação do Regional, e reforça a ação de algumas dioceses do Estado do Tocantins que desempenham um trabalho com rosto missionário.

Dom Dickmans lembrou o pedido do Papa Francisco, em sua vinda ao Brasil, na Jornada Mundial da Juventude para que a Igreja Católica seja mais presente na Amazônia.

O trabalho missionário segundo dom Philip exige muitos desafios, e um dos principais no regional Norte 3 é sensibilizar as pessoas batizadas que elas também têm a missão de anunciar a palavra de Deus. Não é um trabalho somente dos missionários: “precisamos sonhar, mas ter os pés no chão, conhecer a realidade, e isso nós estamos percebendo em nosso Regional e com certeza na Amazônia não é diferente”.

Sobre a atuação das igrejas evangélicas, dom Philip é enfático: “não precisamos ficar assustados e nem ter medo dos evangélicos, quem fala de Deus, fala da Igreja. E lembro quando o Santo Padre pediu uma Igreja agitada e em missão”, reiterando a necessidade da conversão dos fiéis.

A criação do regional fortaleceu o sentimento de ligação do norte de Goiás e o Estado do Tocantins com a região Norte. “Isso esclarece mais a nossa identidade. E nós conseguimos em pequenos projetos e ações, avançar nesta parte missionária. Nos identificamos com uma Igreja que tem condições de incluir as pessoas”, disse, com entusiasmo e esperança da criação de uma escola missionária para formação de leigos para que possam fazer o trabalho de evangelização nessa região da Amazônia.

Regional Norte 3

O Regional Norte 3 é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620, Km² e formado por 139 municípios, e mais sete municípios do estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

É composto pela arquidiocese de Palmas/TO, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristolândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).

Possui 178 paróquias, contando com a presença de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 novas comunidades e milhares de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. Conta ainda com um seminário que acolhe atualmente cerca 45 estudantes na Filosofia e Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.

No período de 18 a 20 de Outubro, o regional Norte 3 realizou o Congresso Missionário de Tocantins, com o tema Fé, vida em missão, considerada uma preparação para o 1º Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.

Ercio Santos/Coordenador da Equipe de Comunicação

Aritana Aguiar/Equipe de Comunicação