Palavra do Bispo

Inspirados pelo Papa Francisco retomamos a alegria de evangelizar

13 de Janeiro de 2014. Prezados Irmãos e Irmãs,

Estou passando as minhas férias em São Paulo. Entretanto, aproveito para fazer algumas consultas médicas as quais objetivam avaliar com mais critério a minha saúde. Mas, mesmo neste tempo do descanso não posso desligar-me da minha Diocese, com a qual espiritualmente permaneço sempre unido.

Lendo a Exortação “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco, escrita como fruto do último Sínodo dos Bispos em Roma que foi dedicado ao tema: “Nova Evangelização”, sinto-me inspirado a partilhar com vocês certos pensamentos. Quero marcar, principalmente, o fio condutor que perpassa todo o Documento: “Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (n 01). Esta afirmação deveria causar dentro do nosso coração uma nova vontade de viver com alegria a fé e, assim, deixar-nos envolver mais integralmente com as pastorais.

O mencionado documento tem cinco capítulos. Hoje gostaria de me concentrar somente no Capitulo Primeiro: A transformação missionária da Igreja.

Segundo o que posso ver, alguns pensamentos do Santo Padre nos convidam a uma reflexão pessoal mais aprofundada.

  1. – A primeira constatação do Papa sintetiza-se assim: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (n 01) – Jo 20,20; Att 2,46; Att 8,8; Att 13,52; Att 16,34
  2. – Para não perdermos esta alegria o Papa nos lembra: “Deus nunca se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia” (n 03).
  3. – Em seguida o Papa prossegue: “Compreendo as pessoas que se vergam a tristeza por causa das graves dificuldades que tem de suportar, mas aos poucos é preciso permitir que a alegria da fé começasse a despertar, como uma secreta, mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias” (n 06).
  4. – Assim neste contesto podemos falar sobre “a doce e reconfortante alegria de evangelizar” que se torna “uma eterna novidade” (n 09-11) da memória do passado encarnado no mundo de hoje.
  5. – Entendemos então, seguindo o pensamento do Papa, que ele quer “uma Igreja em saída”, a Igreja que tem consciência da permanente transformação missionária – “a ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja” (n 15 e 19-20): “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, invés da uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”… Enquanto lá fora há uma multidão faminta: e Jesus repetindo sem cessar – “Dai lhes vós mesmos de comer.” Mc 6,37 (n 49).
  6. – O tempo da mudança das épocas exige de nós, então, a mudança da nossa atitude saindo do passivíssimo sem iniciativa e passando à dinâmica alegria de “primeirar, envolver-se, acompanhar, frutificar e festejar”. (n 24). A base de tudo isso é a pessoal graça da fé que nos leva ao centro com o Evangelho: “Ao inicio do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que oferece à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo… somente graças a este encontro – ou reencontro – com o amor de Deus… somos resgatados da nossa consciência isolada e da auto-referencialidade” (n 07 – 08).

Assim sendo, a conversão pessoal tornou-se fundamental: “pastoral em conversão” (n 25), seguida do “discernimento, purificação e reforma” (n 30).

Destaca-se, sem dúvida nenhuma, a dimensão missionária: “A pastoral como chave missionária” quer dizer, o abandono deste cômodo critério pastoral: “faz-se sempre assim” (n 33).

Que as orientações do Papa Francisco inspirem e ajudem-nos a entender o espírito dos nossos tempos e da atuação pastoral na Nossa Igreja Diocesana de Porto Nacional. Daqui a pouco vamos nos comunicar com a próxima reflexão.

Nossa Senhora das Mercês, rogai por nós

Dom Romualdo Matias Kujawski

Vosso Bispo

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This