Notícias Diocesanas

Instalação da Forania de Campos Belos

Aos vinte e seis dias do presente mês de Agosto de 2013, aconteceu, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Campos Belos Goiás, a reunião de instalação da Forania de Campos Belos que compreenderá as Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, Pe. Iraçon José Ferreira e Pe. Júlio César Gonçalves Amaral – colaborador; Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (Combinado), Pe. Dorivan Ribeiro Pinto; Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Arraias), Pe. Deusimar Correia Dias e Paróquia de Santo Antônio (Monte Alegre), Pe. Luiz Antônio Guimarães.

Na reunião estiveram presentes: Dom Romualdo Matias Kujawski, Bispo diocesano; Mons. Juarez Gomes, vigário geral; Pe. Alex Daniel, assessor de pastoral da diocese; Pe. Iraçon José Ferreira, Pe. Júlio César Gonçalves Amaral e Pe. Dorivan Ribeiro Pinto. Marcaram ausências os Srs. Padres Luiz Antônio Guimarães e Deusimar Correia Dias.

Iniciou-se a reunião com uma oração e motivação feita pelo Bispo Dom Romualdo que destacou que a causa do Reino de Deus é colocar Jesus no meio e seguir o caminho de Jesus Cristo-Luz, respondendo ao chamado que Deus faz a cada um de nós, o serviço ao povo de Deus que espera a nossa conversão.

Essa motivação nos provocou para uma reflexão dos objetivos pastorais que temos para a nossa diocese. Padre Iraçon partilhou que em sua paróquia as pastorais caminham, sobretudo, no campo da missão onde famílias evangelizam famílias e citou-nos ainda, outro exemplo de evangelização dos jovens, o evento Hallel, que acontece todo ano na cidade de Campos Belos.

Dom Romualdo, disse-nos que o fio condutor da pastoral diocesana é o processo de iniciação á vida cristã do nosso povo. Disse-nos ainda que urge em nossa diocese mais comunhão e unidade pastoral, por isso a criação das foranias, territórios menores de missão para um melhor desempenho da ação evangelizadora de nossa diocese.

Nesse ínterim, nos agraciou a presença do Padre Júlio, que partilhou um pouco de sua experiência pastoral na grande Belo Horizonte nas Minas Gerais, partilhando um pouco do processo pastoral lá desencadeado no final da década de 80 com o Projeto Pastoral “Construir a Esperança” que propôs uma Igreja missionária, misericordiosa e acolhedora e a partir de muitos esforços, reuniões em nível de paróquias, foranias e regiões episcopais. As atuais diretrizes são fruto de um longo processo de diálogo e assembleias e, a partir delas cada região episcopal desenvolveu um plano pastoral regional de acordo com cada realidade. O interessante é que as paróquias, tendo como base as diretrizes arquidiocesanas e os planos pastorais regionais confeccionaram seu plano paroquial de pastoral.

Após isto, seguiu-se a pauta onde o bispo pediu a participação das paróquias no Congresso Missionário do Tocantins que acontecerá em Guaraí nos dias 18 a 20 de outubro, deste ano. Exortou aos párocos que façam assembleias paroquias para levantamento das pastorais ativas nas paróquias. Relembrou aos padres a data da VI Sessão do Sínodo Diocesano que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro em Aliança do Tocantins. Impeliu os párocos para cumprirem o compromisso assumido com as doações imobiliárias para o seminário propedêutico de São José, que deverá ser reinaugurado em meados de fevereiro de 2014.

Enfim, o Vigário Foraneo e os assessores pastorais serão escolhidos o mais breve possível, justificado pela ausência de 50% dos membros natos da Forania, terminada a reunião, os padres concelebraram com o Sr. Bispo a Santa Missa na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com a participação do povo de Deus.

Fica para nossa reflexão: a oração, comunhão, missão e ação são prioridades na pastoral da diocese de porto nacional. A partir da experiência pastoral de cada um partilhada em comunhão e com a contribuição orgânica recíproca de cada paróquia chegaremos ao que nos pede a Igreja no Brasil: A paróquia deve ser comunidade de comunidades. E lembrem-se, a experiência e a verdade, são os elementos que dão sentido à evangelização. Evangelizamos para transformar este mundo em que vivemos em Reino de Deus, através da boa notícia, Jesus Cristo Salvador. Todos os homens e mulheres, pecadores ou santos, são destinatários do Evangelho.

 Pe. Alexsandro Daniel, assessor diocesano de pastoral.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

julho 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
  • Presbitera…
3
4
5
6
7
8
9
  • Ordenação …
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This