Destaque Notícias Diocesanas

JACUTINGA-O SOFRIMENTO DOS SEM-TERRA

Sinto-me no dever de prestar aos irmãos informações sobre a situação em comunidade da Jacutinga, agradecendo, de pronto, o apoio já recebido.

O Assentamento Jacutinga, situado no Município de Porto Nacional, é formado por 33 famílias, que ao longo de mais de 30 anos cultivaram aquela terra e tiraram dela o seu sustento.

Nessa terça-feira, 18 de maio, foi cumprida uma ordem de despejo das famílias do Assentamento Jacutinga, que pertencente à nossa Diocese de Porto Nacional. A operação começou por volta das 08h da manhã. Na ação, as famílias foram obrigadas a deixar suas residências, retirando todos os seus pertences. Em seguida começou a demolição. Primeiro pela Escola Municipal que atendia ao Assentamento e às comunidades vizinhas. Em seguida, começou a demolição das casas.

As pessoas não puderam retirar telhas, madeiras, portas etc… Tudo foi destruído. Foi notório o sofrimento das pessoas, o choro e o desespero de todas as famílias. Ao final da tarde, as pessoas não tinham mais energia nem água, pois a fiação foi destruída, bem como as caixas d’água.

A situação tornou-se muito triste e parece irreversível. A Prefeitura de Porto Nacional ofereceu duas escolas como abrigo temporário, o que nem mesmo remedia a gravidade da circunstância.

A polícia apoiou-se em forte aparato repressor, usando até com helicóptero, como se estivessem enfrentando quadrilhas de traficantes. Tudo em nome da lei. Não quero dizer quais tempos isso me lembrou. Que também se matou inocentes em nome da lei.

A Diocese de Porto Nacional está acompanhando de perto o caso. Solicitei ao Coordenador de Pastoral Diocesano, Pe. Edisley, que me representasse em Jacutinga estando aí presente em tempo integral.

Peço-lhes orações. Ontem mesmo estive pessoalmente lá na comunidade Jacutinga. Fui estar com este povo que não mais sabe como será seu futuro. Estão desolados, feridos em sua dignidade e quase sem esperança.

ROMUALDO KUJAWSKI

Bispo Diocesano de Porto Nacional

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This