Notícias Diocesanas

Juventude Protagonista do Presente que anseia pelo Futuro

Deus seja louvado por este ano. Tempo de grande crescimento espiritual vivido pela Diocese de Porto Nacional. A juventude é destaque de grandes reflexões que buscam uma melhor compreensão sobre os seus desejos e anseios.

Neste último sábado  (21), aconteceu na cidade de Aliança do Tocantins a VI Sessão Sinodal Diocesana com o tema: Juventude Protagonista do Futuro.

Diante da grande dimensão de assuntos que envolvem os jovens, o primeiro tema a ser trabalho em plenário foi Deus quis contar com os jovens na história, nesta temática Mons. Juarez percorreu nas passagens bíblicas do Antigo Testamento citações que mostram o jovem e a sua ação na sagrada escritura. Juarez na sua explanação buscou despertar a capacidade do jovem em mudar o contexto em que ele está inserido na sociedade e na Igreja.

Na segunda parte foi apresentada a figura do jovem no Novo Testamento. Padre Edimilson destacou a figura de Jesus, o jovem de Nazaré, no processo de aprendizado e de missão. Segundo o padre, Jesus como jovem teve a coragem de ir anunciar e denunciar, sendo ele o primeiro a mostrar o caminho que cada um deveria percorrer para conquistar o coração de Deus. Para finalizar, Edimilson falou que “A Igreja precisa dos jovens, para ser jovem com os Jovens”.

Kleiverton Luiz  representante da juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia de Gurupi – TO ressaltou que O jovem é protagonista do presente”. Na ocasião Silva frisou da necessidade que o jovem possui de ser Igreja e nela conquistar seu espaço, fazendo do presente o grande marco para o seu futuro.

Continuando a apresentação dos grupos, Moises, da cidade de Arraias – TO, falou sobre a importância da orientação para os jovens. O mesmo destacou que “O jovem precisa ser orientado, de tal forma, que desperte nele o desejo de ser Igreja, e que não tenha medo de viver a missão”.

Dom Romualdo fechando o ciclo de palestras, expressou nas suas considerações finais sobre o compromisso assumido e a forma de colocarmos em pratica tudo que vivenciamos. O Bispo expressou que “Busquemos viver a leveza do amor, e está, nos convida a carregar a Cruz de Jesus”.

Durante a missa de encerramento, Dom Romualdo destacou a necessidade do jovem em viver em comunidade e não em seu mundinho, onde se viverem estarão sujeitos a infelicidade. O Bispo ainda chamou a atenção para a necessidade de buscarmos viver o amor de Deus em nossa comunidade e em nossa vida, destacando que “É a mão de Deus que nos sustenta na caminha, e é ela que nos guiará ao encontro com o Cristo. Jovem, vale a pena deixamo-nos apaixonar por Jesus. Vale a pena segui-lo”.

Encerrando a VI Sessão Sinodal, foi divulgada que acontecerá no Santuário do Senhor Bonfim no dia 23 de novembro a Romaria Diocesana da Juventude, onde o jovem é chamado a ser protagonista do seu presente.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

setembro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This