Sem categoria

Líderes quilombolas propõem formação a partir do Estudo 105 da CNBB

SEX, 06 DE DEZEMBRO DE 2013 09:11 CNBB

Para fortalecer a formação, articulação e mobilização das comunidades quilombolas, a CNBB constituiu um grupo de trabalho (GT) sobre o tema na última Assembleia Geral. O objetivo é o aprofundamento do texto de estudo 105 da Conferência, intitulado “A Igreja e as comunidades quilombolas”.

O GT se reuniu na sede da CNBB no dia 4 de dezembro, com o objetivo de melhorar a articulação das lideranças quilombolas e promover momentos de formação com o estudo 105. O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, acompanhou parte da reunião, motivando os trabalhos do grupo.

“Percebemos que o texto traz informações importantes, mas também há alguns pontos que precisam ser aprofundados, como a questão da mineração em terra indígena, a religiosidade nas comunidades negras, e como tornar o próprio texto mais conhecido”, diz o coordenador do grupo e bispo de Brejo (MA), dom José Valdecir Santos Mendes.

O bispo explica que o texto parte da resistência das comunidades negras, e marca o apoio da Igreja nessa luta. “É uma importante manifestação de apoio, da parte da Igreja, por esse povo quilombola que luta por seus territórios”, afirma dom Valdecir.

No encontro, foi estabelecido um plano de trabalho que inclui a elaboração de uma publicação popular para incentivar o debate em pequenos grupos. Para enriquecer o texto de estudo, o GT conta agora com representantes da Comissão Pastoral da Terra e os Agentes de Pastoral Negros (APN). A expectativa é de que o tema volte à pauta da Assembleia Geral dos Bispos em 2015, com as modificações que serão propostas pelo grupo.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This