VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

LIVROS NOVOS SOBRE A HISTÓRIA DA DIOCESE E DOS 100 ANOS DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

Agradecemos aos Autores: Rafael Machado Santana e César Evangelista Fernandes Bressanin, por essas Obras tão importantes para a centenária diocese de Porto Nacional.

 RESUMO

LIVRO: DIOCESE DE PORTO NACIONAL: PARTICULARIDADES, NARRATIVAS E PRÁTICAS DIOCESANAS NO NORTE DE GOIÁS (1936-1966)

AUTOR: RAFAEL MACHADO SANTANA

Esta obra tem como objetivo analisar o processo de constituição histórica da Diocese de Porto Nacional entre os anos de 1936 a 1966. O catolicismo da região do antigo norte de Goiás ganhou destaque a partir da chegada dos dominicanos da França ainda no ano de 1886. Anteriormente, o catolicismo era restrito a liderança de poucos padres e eventuais presenças de autoridades do alto clero. Partindo dos principais fatores que possibilitaram a criação e implantação da Diocese no então norte goiano (atual Tocantins), iniciamos nossa análise com as leituras sobre as relações entre o Estado e a Igreja Católica, a partir da proclamação da República em 1889. Direcionando para o nosso objeto, analisamos as motivações da Igreja Católica que justificaram a criação da Diocese de Porto Nacional, apresentando as principais ações do seu primeiro bispo, Dom Domingos Carrerot (1921-1933) e a biografia do seu sucessor, Dom Alano Maria du Noday (1936-1976), privilegiando as suas perspectivas para o governo episcopal, o qual será um dos protagonistas dentro do recorte de nossa pesquisa. Dentre as discussões e análises, destacamos as narrativas das ações pastorais, institucionais e as estratégias empreendidas pela Diocese de Porto Nacional para o norte de Goiás. Mediante o estudo de fontes históricas diversas, principalmente as dispostas nos arquivos da Cúria Diocesana de Porto Nacional – TO, buscamos, assim, historicizar os processos que antecederam a formação das circunscrições eclesiásticas da Igreja Católica existentes no território onde, atualmente, compreende o Estado do Tocantins.

SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE PORTO NACIONAL: 100 ANOS DE HISTÓRIA

PROF. DR. CÉSAR EVANGELISTA FERNANDES BRESSANIN

Produzir História é um grande desafio, pois uma série de implicações se apresentam. O que aqui se propõe é resultado de uma investigação sobre o Seminário São José de Porto Nacional. O objetivo foi de historiar o itinerário desta instituição religiosa, católica e educativa, desde sua fundação até a celebração de seu centenário, bem como suas contribuições e ressonâncias no âmbito local e regional.

A obra enfatiza o olhar para esta instituição como patrimônio cultural e educacional de Porto Nacional, em virtude de sua atividade-fim, a educação. O conjunto iconográfico presente no livro corrobora para evidenciar o Seminário São José e reconhecê-lo como um monumento-patrimônio, como espaço sagrado e como lugar de vivências e memórias. A obra apresenta muitas vozes que registram experiências, lembranças, depoimentos, testemunhos, fragmentos textuais, enfim, memórias que foram recolhidas para não serem esquecidas, mas valorizadas e conservadas.

A partir de um corpus escrito e documental e de um corpus oral, aportado no que alvitra a História Cultural e os pressupostos metodológicos da História Oral, foi possível a construção desta pesquisa como um contributo para a História da Igreja no Tocantins, carente de pesquisas e publicações. Espera-se que a leitura destas páginas proporcione conhecimento histórico e colabore para uma melhor compreensão do significado do Seminário São José e de sua importância eclesiástica, cultural, religiosa, social e educativa.

Link para baixar o e-book, gratuitamente: https://editorametrics.com.br/livro/seminario-sao-jose-de-porto-nacional

Contato para aquisição da obra impressa: (63) 984625589

PASCOM-Diocese de Porto Nacional-TO

ASSINE NOSSA NEWSLETTER