Lourdes: o septuagésimo milagre é reconhecido em Lourdes

O Bispo de Beauvais (França), Dom Jacques Benoit-Gonnin, anunciou, através de declaração oficial, o reconhecimento do milagre, número 70, atribuído à intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, que consiste na cura milagrosa de uma religiosa, que não conseguia andar sem ajuda e que peregrinou ao Santuário mariano, em 2008. Trata-se da Irmã Bernadete Moriau. O milagre foi divulgado no último domingo, 11 de fevereiro, quando a Igreja celebrou o Dia Mundial dos Doentes, no dia de Nossa Senhora de Lourdes.

A religiosa, que pertence à Congregação das Franciscanas oblatas do Sagrado Coração de Jesus, sofria, desde o final da década de 1960, da síndrome da cauda equina, um tipo de estenose espinhal que afeta a cauda equina, o conjunto de nervos localizado no final da medula espinhal.

Em uma peregrinação a Lourdes em 2008, a Religiosa disse que sentiu a “presença misteriosa de Maria e da pequena Bernadete” e pediu a “conversão do coração” e força para seguir seu caminho. Quatro dias depois, no dia 11 de julho, durante a adoração ao Santíssimo Sacramento, ela teve uma sensação de calor e se sentiu melhor. Ao retornar ao seu quarto, a religiosa retirou todos os aparatos e começou a andar sem ajuda, de forma totalmente autônoma.

Depois de oito anos de exames e observação médica, a Comissão Médica Internacional de Lourdes concluiu que a cura da religiosa “é inexplicável no estado atual dos nossos conhecimentos científicos”. No dia 7 de julho de 2016, considerando que “a cura foi repentina, instantânea, completa, durável e ‘permanece inexplicável, no estado atual dos nossos conhecimentos científicos’”, Dom Jacques publicou oficialmente o reconhecimento do caráter milagroso da cura da Irmã Bernadete.