Maria e a crise na Igreja

Será que a Mãe de Jesus teria uma palavra a nos dizer em relação à crise, com a qual a Igreja se defronta nos dias de hoje?

Maria traz ao mundo o Divino Redentor por meio do seu “Fiat” de obediência. São João Paulo II confirmou que antes do modelo Petrino da Igreja, e ultrapassando-o, existe o modelo Mariano.

Maria estava num grau superior a Pedro, pelo conhecimento do Evangelho, pela sabedoria quanto à sua aplicação e pela pureza quanto à sua expressão vivida. (…) Apesar da superioridade diante de Pedro, em quase todas as medidas imagináveis, Maria respondeu ao oficio de autoridade de Pedro com o mesmo “Fiat” de obediência. Pois Maria viu Jesus em Pedro e, assim, prestou, continuamente, ao vigário de seu Filho, a obediência que havia prestado ao Filho (…).

Com risco de parecer “não científica” e “não pragmática”, penso que a solução fundamental à crise atual é espiritual e interior. (…)

Maria nos vê a todos ─ bispos, padres, religiosos, laicos ─ como seus filhinhos que têm profunda e contínua necessidade de conversão interior, primeira condição para que o Evangelho possa ser vivido exteriormente, na obediência, na castidade e na alegria. Nossa Senhora, com sua solicitude maternal única e pessoal, nos incentiva a sermos mais generosos, doando nosso tempo à Adoração Eucarística a seu Filho, à oração do terço, à recepção dos sacramentos, obedecendo ao vigário de seu Filho ─ e, em tudo o que possamos, pessoalmente, fazer melhor: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

Vamos, então, confiar a necessidade da completa purificação da Igreja, à Mãe da Igreja, para que ela possa guiar o Vigário de Cristo e o povo de Deus, unidos na obediência, por meio da purificação necessária para encontrarmos, corajosamente, a pureza, a obediência e o amor, refletindo perfeitamente o verdadeiro corpo de Cristo.

Professor Mark Miravalle
Diretor dos estudos mariológicos na Universidade Franciscana de Steubenville (Ohio, Estados Unidos)