UM MINUTO COM MARIA

Maria, Mãe da Igreja, domina a cidade eterna

24 de novembro – Itália, Bolonha: Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus

Santa Maria Maggiore ou Basílica de Santa Maria Maior, no alto da colina do Esquilo, é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma — motivo pelo qual recebeu o epíteto de “Maior”. Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada ao culto de Maria, e tem uma celebração específica na liturgia católica rememorando o fato: a Dedicação de Basílica de Santa Maria Maior.

Conta a tradição, que a própria Virgem indicou e inspirou a construção de sua casa, sobre o monte Esquilino, aparecendo, em agosto de 356, em sonho, ao fidalgo João e ao Papa Libério. A Virgem, na realidade, teria pedido ao Papa e ao nobre, que construíssem uma igreja em sua honra, num local que seria coberto de neve, em pleno verão. Então, na manhã do dia 5 de agosto de 356, o monte do Esquilino apareceu coberto de neve!

O Papa traçou o perímetro da nova igreja e João se encarregou de financiar a obra. Hoje, desta primeira igreja não resta mais nada: as recentes escavações sob a atual basílica deram acesso aos vestígios arqueológicos, como o surpreendente calendário dos séculos II e III D.C., assim como os restos das muralhas romanas, parcialmente visíveis. Porém, nada resta da primeira basílica. O campanário da atual basílica Santa Maria Maior é o mais alto de Roma.

Que Maria, a puríssima e a fidelíssima Mãe da Igreja envie a sua proteção sobre a cidade eterna e a domine com sua absoluta e terna pureza.  

L’équipe de Marie de Nazareth

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

dezembro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
  • Crisma
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This