UM MINUTO COM MARIA

Maria, Mãe da Igreja, domina a cidade eterna

Santa Maria Maggiore ou Basílica de Santa Maria Maior, no alto da colina do Esquilo, é uma das quatro basílicas maiores, uma das sete igrejas de peregrinação e a maior igreja mariana de Roma — motivo pelo qual recebeu o epíteto de “Maior”. Foi a primeira igreja do Ocidente dedicada ao culto de Maria, e tem uma celebração específica na liturgia católica rememorando o fato: a Dedicação de Basílica de Santa Maria Maior.

Conta a tradição, que a própria Virgem indicou e inspirou a construção de sua casa, sobre o monte Esquilino, aparecendo, em agosto de 356, em sonho, ao fidalgo João e ao Papa Libério. A Virgem, na realidade, teria pedido ao Papa e ao nobre, que construíssem uma igreja em sua honra, num local que seria coberto de neve, em pleno verão. Então, na manhã do dia 5 de agosto de 356, o monte do Esquilino apareceu coberto de neve!

O Papa traçou o perímetro da nova igreja e João se encarregou de financiar a obra. Hoje, desta primeira igreja não resta mais nada: as recentes escavações sob a atual basílica deram acesso aos vestígios arqueológicos, como o surpreendente calendário dos séculos II e III D.C., assim como os restos das muralhas romanas, parcialmente visíveis. Porém, nada resta da primeira basílica. O campanário da atual basílica Santa Maria Maior é o mais alto de Roma.

Que Maria, a puríssima e a fidelíssima Mãe da Igreja envie a sua proteção sobre a cidade eterna e a domine com sua absoluta e terna pureza.

L’équipe de Marie de Nazareth

Source : vatican.va

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

outubro 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This