Sem categoria

Maria, modelo de caridade respeitosa para com o sofrimento dos doentes: Papa na Mensagem para o Dia Mundial do Doente 2014.

2013-12-08 Rádio Vaticana

Maria, mãe de Jesus, é “um modelo cristão de ternura e caridade respeitosa” para com o sofrimento dos doentes: sublinha o Papa Francisco na mensagem destinada ao Dia Mundial do Doente 2014, texto intitulado “Fé e Caridade: Nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos”. O Papa refere-se a Maria como “a mãe de todos os sofrimentos”, confiando à sua intercessão este dia mundial, que se celebra a 11 de Fevereiro de 2014.

“Para crescer em ternura, numa caridade respeitosa e sensível, temos um modelo cristão (…). Ela é a Mãe de Jesus e a nossa Mãe, sempre atenta à voz de Deus e às necessidades e dificuldades dos seus filhos” pode ler-se na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente.

“Dirijo-me especialmente aos doentes e a todos os profissionais que prestam cuidados e tratamentos de saúde. A Igreja vê-vos, queridos doentes, como a presença especial de Cristo sofredor”, começa por escrever Francisco. O Papa dá o exemplo do sofrimento de Jesus na Cruz para assinalar o sofrimento humano como um momento em que “se iluminou a escuridão”, um “mistério do amor de Deus”, que ao ser lembrado dá esperança, “porque no plano amoroso de Deus, mesmo na noite a dor pode dar lugar à luz da Páscoa”, e coragem “para enfrentar cada adversidade na companhia de Deus, unidos a Ele”.

“Jesus é o caminho, e com o Seu Espírito, podemos segui-lo, assim como o Pai deu o Filho por amor”, por isso os cristãos também “podem amar os outros como Deus os amou, dando a vida pelos seus irmãos”, defende o Papa na mensagem para o Dia Mundial do Doente, divulgada este sábado. O Santo Padre diz que “quando nos aproximamos com ternura daqueles que necessitam de cuidado, damos lugar à esperança e ao sorriso de Deus, algo tão importante num mundo cheio de contradições”. O Papa defende ainda nesta mensagem para o Dia Mundial do Doente, que quando “a dedicação e generosidade para com os outros se torna o estilo das nossas ações, estamos a abrir espaço para o Coração de Cristo”, algo que reconforta e contribui para “o advento do Reino de Deus”. “O teste da verdadeira fé em Cristo está no dom de espalhar o amor ao próximo, especialmente para com aqueles que sofrem, para com aqueles que são marginalizados”, reforça Francisco.

“A todos os pacientes, profissionais de saúde e voluntários, concedo cordialmente a minha Bênção Apostólica”, assegura o Papa a concluir à mensagem para o Dia Mundial do Doente, que é celebrado anualmente, 11 de fevereiro, data instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II.

Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

março 2021

dom seg ter qua qui sex sáb
1
  • Retiro dos…
2
3
4
5
6
7
8
9
10
  • Forania de…
11
12
13
14
15
16
17
18
  • Freiras
19
20
  • Congresso …
21
  • Congresso …
22
23
  • Forania de…
24
  • Forania de…
25
26
27
28
29
30
31

FACEBOOK

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This