Pontmain é um vilarejo francês, onde, em 1871, enquanto o exército prussiano invadia a França, a Virgem Maria apareceu a algumas crianças, revelando bela mensagem de oração e de arrependimento. O evento ocorreu alguns dias, apenas, antes do armistício e da partida das tropas prussianas.
Béchouate é uma pequena aldeia libanesa, onde a Virgem Maria se manifestou, em 2004, por meio de muitos sinais e curas. O fato se deu pouco tempo antes da retirada pacífica das tropas de ocupação síria. Além desta similaridade em relação às circunstâncias históricas, Nossa Senhora de Béchouate é uma estátua da Virgem de Pontmain.
Esta é a razão, pela qual, a ligação entre as duas manifestações sobrenaturais foi, oficialmente, concretizada: Padre Claude Poussier, reitor do santuário de Pontmain, foi ao Líbano, em janeiro de 2005, para um retiro espiritual, na capela de Béchouate. A mensagem deixada por Maria Santíssima, em 1871, em Pontmain foi traduzida em árabe e inscrita, sobre uma longa faixa, fixada na entrada do santuário de Béchouate, no Líbano:
“Rezai, filhos meus, Deus vos atenderá. Meu Filho se deixa enternecer”.
Síntese F. Breynaert
Marie de Nazareth
E também em: Pontmain (53): la prière, la paix (a oração, a paz)