Missa Campal encerra Festa em Honra a Nossa Senhora da Conceição em Gurupi.

A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição começou com procissão na Praça da Bíblia que seguiu pela Avenida Sergipe, acompanhada de fiéis, até a Igreja Matriz. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi conduzida em carro aberto, recebeu enfeites e foi recebida com aplausos ao som da Banda Marcial do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi/TO.
A Missa campal, realizado no dia 8 de dezembro, dia de comemoração da Santa, estiverem presentes mais de 2.500 pessoas de Gurupi e outras cidades do Tocantins. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Luiz Antônio Guimarães, concelebrada pelos Padres Valdemir Alves de Souza, Marquinélio Rodrigues da Silva, Luiz Alberto da Silva e Lucas Fernando da Silva.

Em sua homilia, Padre Luiz Antônio convidou cada um a voltar ao cenário da Anunciação do Anjo à Virgem Maria. “Esse é o momento para percebermos o grandioso plano de Deus, quando escolheu essa jovem, preservada do pecado, que estava prometida em casamento”, comentou. Um anjo teve a missão, encontrou Maria e a cumprimentou e esse momento e as palavras do anjo ressoam até hoje, na oração da Ave-Maria. Uma oração vinda direto do Céu, por meio do Anjo Gabriel.

A festa exaltou o tema: “Com Nossa Senhora da Conceição vivenciaremos o ano da misericórdia” e no dia 8 de dezembro o Papa Francisco em Roma abriu o ano da misericórdia. A proposta do Papa é mais ousada do que imaginamos! Exige de nós sermos misericordiosos para com os outros. E ser misericordioso implica em perdoar. É para viver o perdão em duas vias. A primeira, onde pedimos perdão a Deus e somos perdoados e a outra é de exercitar o perdão com os outros. A mudança não depende somente do Papa, temos que assumir e querer mudar. É claro que se contarmos apenas com nossas próprias forças, não conseguiremos, mas, certamente com a Graça de Deus alcançaremos a vitória.

Na leitura do Evangelho, o Padre pediu para observar as palavras do próprio Anjo, o mensageiro do céu, que afirma a virgindade de Maria. “Não precisamos de outras teorias, teologias e histórias, a palavra mostra a escolha de Deus por Maria e como Jesus veio através do seu Sim. Nossa Senhora diz: “Eis aqui a serva do Senhor”. Maria que nos conduz pelas mãos, como crianças e nos leva ao seu filho Jesus Cristo. Peçamos essa intercessão para que a nossa fé seja renovada e que a vontade de Deus possa acontecer”, comentou Padre Luiz.

Durante a celebração houve a entrega de flores a Nossa Senhora da Conceição, feita por representantes de todos os movimentos e pastorais da paróquia. O encerramento contou com apresentação teatral, onde todos puderam relembrar a anunciação do anjo Gabriel à Maria. E o momento finalizou com a coroação de Nossa Senhora.