Destaque Notícias Diocesanas

Missa de Nossa Sr.ª da Natividade será transmitida ao vivo nas redes sociais

Será realizada hoje, 08 de setembro, a Missa Solene de Nossa Sr.ª da Natividade, Padroeira do Estado do Tocantins. A celebração será transmitida ao vivo, a partir das 20 horas, pelas redes sociais da Paróquia de Santo Antônio de Gurupi e também por outros canais de comunicação.

“Mais uma vez a nossa paróquia de Santo Antônio se coloca à disposição da Diocese de Porto Nacional e da Paróquia de Natividade para servir na evangelização através dos meios da comunicação. Para levar a palavra de Deus aos fieis e aos devotos da nossa padroeira do Estado. Estamos felizes em servir ao Senhor e ao povo de Deus na cidade de Natividade”, afirmou o padre Eldinei Carneiro, pároco da Igreja Santo Antônio de Gurupi.

Em função das medidas de prevenção ao Coronavírus, a missa será realizada na Praça da Igreja da Matriz de Natividade. Os fieis poderão acompanhar a celebração apenas do lado de fora, respeitando todas as orientações das autoridades de saúde, e o uso de máscara é obrigatório.

A missa solene dessa terça-feira encerra a novena em homenagem à padroeira do nosso Estado. “Este ano nós tivemos como tema central: Maria a mãe do belo amor. Este belo amor que é Jesus Cristo, Maria que trás para nós a alegria do Salvador. Percorrendo os noves dias, todas as noites, meditando, rezando, pedindo proteção a Nossa Senhora por todos os nativitanos e todos os tocantinenses. Não poderíamos de deixar de rezar a novena, de celebrar esta festividade, porque o povo está tão carente, por causa dessa pandemia, e se nós deixássemos de rezar estaríamos tirando a esperança e com certeza isso prejudicaria a fé do nosso querido povo que é tão devoto de Nossa Senhora da Natividade”, destacou padre Marquinélio Rodrigues, pároco da Igreja de Nossa Sr.ª da Natividade.

A missa será transmitida pelo facebook da Paróquia de Santo Antônio de Gurupi, da Paróquia de Nossa Sr.ª da Natividade e também pelo facebook da Diocese de Porto Nacional. A TV Assembleia e a Sil TV – Band também irão transmitir a celebração dessa noite; além da Rádio Mais FM 95,9, de Gurupi; Rádio Porto FM 87,9, de Porto Nacional. E os fieis também podem acompanhar a missa solene pelo Instagram e pelo canal do Youtube da Paróquia de Santo Antônio de Gurupi. A Missa será presidida pelo bispo Diocesano Dom Romualdo Matias.

HISTÓRIA

A festa de Nossa Senhora da Natividade é uma celebração tipicamente religiosa. A devoção a Nossa Senhora e a história da sua imagem existente em Natividade, onde é festejada há quase três séculos, no dia 8 de setembro, motivaram a eleição desta como Padroeira do Tocantins. As comemorações acontecem na igreja matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.

A comemoração a Nossa Senhora da Natividade está relacionada à festa da Imaculada Conceição de Maria, celebrada em 8 de dezembro. Nove meses depois, comemora-se Nossa Senhora da Natividade. Esse intervalo diz respeito ao período de gestação de Maria no ventre de Santa Ana. Os devotos acreditam que Maria, como mãe de Jesus, preservada do pecado original, merece ser cultuada.

A imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida, pelos jesuítas, para o norte da província de Goiás, em 1735. Foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz.

Com a criação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar a já venerada Nossa Senhora da Natividade em padroeira do Estado.

(Com informações da Secretaria de Comunicação do Tocantins)

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

PALAVRA DO BISPO

Dom Romualdo

Bispo de Porto Nacional (TO)

Agenda Diocesana

setembro 2020

dom seg ter qua qui sex sáb
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
  • Posse de D…
13
  • Crisma
14
15
16
17
18
19
  • Obra de Ma…
20
21
  • VOO - 1889…
22
23
24
  • VOO - 1890…
25
26
  • Obra de Ma…
27
28
29
  • Missa do P…
30
Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!

Share This