VATICANO

VATICANO

CNBB

REGIÃO NORTE 3

Missa Solene Marca Instalação e Posse do Primeiro Bispo Diocesano de Cristalândia

Numa celebração marcada por diversos sinais históricos, eclesiais e jurídicos. A Prelazia de Cristalândia – TO foi elevada para Diocese de Cristalândia – TO, na mesma oportunidade houve a Posse Canônica do I Bispo Diocesano Dom Wellington de Queiroz Vieira. A missa aconteceu na manhã de ontem (15), às 09:00, na Cadetral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Cristalândia – TO. A presidência iniciou-se com o Representante/Embaixador do Papa Francisco, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, que passou a presidência a Dom Queiroz. Afirmando: “Querido, esse momento foi muito esperado por vocês, estou lhe passando a presidência”.

O Pe. Eduardo trouxe um breve histórico da Prelazia. Em seguida, o Vigário Geral, Pe. Manuca leu respectivamente a Bula de Criação da Diocese de Cristalândia e o Decreto de Nomeação do I Bispo Diocesano Dom Wellington de Queiroz Vieira. Na homilia, Dom Giovanni destacou a bondade divina: “Deus é paciente, Ele está sempre nos esperando”. E finalizou: “Estou muito feliz  com a quantidade de pessoas e também por notar o crescimento pastoral e espiritual dessa Igreja Particular, nova filha da Província Eclesiástica de Palmas”. Ao final da missa, o Chanceler Pe. Adão fez a leitura da ata da cerimônia. Dom Queiroz na sua fala destacou três pontos: “Gratidão, reconhecimento e serviço”. “Não se trata de uma mudança mágica, serei o mesmo, com minhas limitações, o que recebi hoje da Igreja realmente foi poder, mas no sentido de servir”. Ele ainda agradeceu seu predecessor, Dom Rodolfo, o Núncio e os irmãos de episcopado. “Vamos continuar a luta aqui em Cristalândia, buscando ser uma Igreja no projeto do Senhor”. Uma fiel, representando toda a Diocese de Cristalândia ofereceu a Dom Giovanni uma lembrança. (O escudo da nova Diocese feito em cristão). Estiveram presentes os Arcebispos Dom Pedro Brito (Arquidiocese de Palmas), Dom Rodolfo Weber (Arquidiocese de Passo Fundo – RS), Bispos Dom Romualdo Matias (Diocese de Porto Nacional) e Dom Geovane Melo (Bispo de Tocantinópolis).

A missa teve a participação de aproximadamente 50 sacerdotes, religiosas, lideranças pastorais e grande número de fiéis. Das autoridades civis: A Senadora Kátia Abreu, o Prefeito de Cristalândia Cleiton Cantuário, o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira, o Prefeito de Lagoa da Confusão Nelson Moreira, a Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Dra Ângela Prudente e demais membros do Poder Judiciário e Legislativo. A missa foi transmitida ao vivo na TV Pai Eterno de Trindade – GO, retransmitida na Sil TV/Band de Gurupi, no Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi e a cobertura da TV Anhanguera.

Histórico

A Prelazia de Cristalândia foi criada aos 26 de março de 1956 pela bula Ne quid Filiis, do Papa Pio XII, desmembrada da Diocese de Porto Nacional e das extintas prelazias, de Sant’Ana da Ilha do Bananal e São José do Alto Tocantins. Foi confiada, à época da criação, pela Santa Sé aos cuidados da Ordem dos Frades Menores. No dia 10 de julho de 2019, o Papa Francisco elevou a Prelazia de Cristalândia à Diocese, nomeando como seu primeiro bispo Dom Wellington de Queiroz Vieira. A Diocese de Cristalândia têm 16 municípios do Estado Tocantins e 05 do Estado de Goiás, incluindo a Ilha do Bananal.

 Pe Eldinei Carneiro, Vigário Forâneo e Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO.
Cobertura:  Adriana Castelo Branco.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER